26 Setembro 2021 - 01:00

ICMBio reforça o combate aos incêndios na Chapada dos Veadeiros

Evandro Rocha/ICMBio
Cerca de 200 combatentes conseguiram combater o alastramento do fogo

Desde o dia 7 de setembro, equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contam com o apoio de militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e de Goiás, além de voluntários, para combater os incêndios na Chapada dos Veadeiros (GO). Até o momento, seis incêndios já foram extintos nas últimas duas semanas.

Apesar das condições climáticas desfavoráveis - umidade do ar abaixo de 30%, temperaturas acima de 30ºC e velocidade do vento a 30km/h – cerca de 200 combatentes conseguiram resultados desejáveis no combate ao alastramento do fogo. Mais de sete mil litros de água são lançados pelos air tractors diariamente. Em terra, o combate conta com 31 viaturas, além de um helicóptero de apoio do CBMGO.

Os esforços dos brigadistas do Governo Federal e das forças de segurança dos Estados, colocaram a salvo atrativos turísticos importantes, como a cachoeira dos Macaquinhos, Cristais e Segredo, o Vale da Chapada e a Fazenda São Bento. Todos no município de Alto Paraíso-GO.

O ICMBio segue em combate na região. Ao longo dessa semana chegaram 18 brigadistas da Brigada Wellington Peres (Brigada Pronto Emprego) para reforçar o time, também aeronaves e veículos, sob a gestão e estratégias do Comando Unificado, formado por servidores do Instituto e as demais forças envolvidas nos incêndios.

por ICMBio

Comentários comentar agora ❯