24 Agosto 2009 - 15:18

Criada a Global Water Roundtable para estabelecer padrões de uso da água e discutir questões relativas à água doce

Uma nova iniciativa lançada durante a Semana Mundial da Água vai estabelecer padrões globais para a gestão da água, com o objetivo de abordar a ameaça global de pressão sobre recursos hídricos, a crescente poluição dos rios e o declínio das espécies de água doce. Em conjunto com o anúncio, a World Wildlife Fund (WWF) também aceitou uma doação de US$ 1 milhão durante quatro anos da JohnsonDiversey, Inc. para apoiar esse trabalho inovador, que está sendo acordado através da Alliance for Water Stewardship.

A Global Water Roundtable vai oferecer uma nova e potente ferramenta para melhorar a maneira como a água é administrada, com o estabelecimento de rígidos padrões de gestão realista da água. O objetivo central da mesa redonda é o de reunir públicos de interesse dos setores governamentais, científicos e industriais para avaliar e estabelecer um conjunto claro de padrões e um sistema de certificação de uso eficiente da água. Uma vez definidos, esses novos padrões buscarão reconhecer e premiar os usuários de água que tomem medidas para minimizar os impactos do seu uso de água sobre as pessoas e o meio ambiente.

A mesa redonda está sendo organizada por meio da Alliance for Water Stewardship e seus membros organizadores, entre os quais estão WWF, Pacific Institute, The Nature Conservancy, Water Witness International, The Water Stewardship Initiative, Water Environment Federation e European Water Partnership.

Os recursos hídricos de todo o mundo estão em crise, e a má gestão da água é um fator importante, disse Jason Clay, vice-presidente sênior de transformação do mercado da WWF. A Global Water Roundtable é uma maneira pragmática e orientada para o consenso de reconhecer os gestores da água que estão reduzindo o seu impacto hídrico.

A JohnsonDiversey tem satisfação por poder apoiar uma iniciativa que trata de uma das questões mais urgentes de conservação do mundo, disse Curt Johnson, chairman da JohnsonDiversey e membro do conselho de diretoria da WWF. A preservação de um recurso natural vital como a água doce é fundamental no nosso compromisso de buscar um futuro mais limpo e mais saudável para o mundo.

O presidente e diretor executivo da JohnsonDiversey, Ed Lonergan, acrescentou: Os líderes empresariais de todo o mundo não podem ignorar a importância da conservação da água nos seus planos futuros. Estabelecer padrões globais claros para o uso da água é um passo fundamental para dar às empresas as ferramentas de que precisam para garantir que tenhamos um fornecimento sustentável de água doce limpa para as futuras gerações.

A mesa redonda segue o modelo de outras iniciativas do mesmo tipo para estabelecimento de padrões semelhantes já realizadas e facilitadas pela WWF, que tiveram como foco doze espécies de peixes de criadouro e quatro commodities agrícolas (açúcar, soja, óleo de palma e algodão).

Os cientistas sabem que muitos dos rios e lagos do mundo estão poluídos ou secando, tendo como resultado a falta de acesso a água limpa para beber e para uso sanitário, além de grave redução das espécies aquáticas de água doce. A demanda atual por água nas cidades, na agricultura e na indústria já é quase insustentável em várias regiões e deve aumentar nos próximos anos. Essas ameaças agravam-se com a mudança climática, que vem surtindo um impacto profundo sobre os recursos hídricos em nível global.

A JohnsonDiversey, fornecedora global de soluções comerciais de higiene e limpeza, está avançando em seu apoio à conservação da água tornando-se membro fundador da Roundtable. Além de financiar o trabalho da Roundtable durante quatro anos, os especialistas em gestão da água da empresa vão também fornecer recursos técnicos e operacionais para o estabelecimento dos novos padrões. A JohnsonDiversey também é membro do programa Climate Savers da WWF e apoia o programa de ciência da água doce da WWF.

SOBRE A WORLD WILDLIFE FUND

A WWF é uma organização líder mundial em conservação, trabalhando em cem países há quase meio século. Com o apoio de quase cinco milhões de membros em todo o mundo, a WWF dedica-se a oferecer soluções com base científica para preservar a diversidade e a abundância da vida na Terra, impedir a degradação do meio ambiente e combater a mudança climática. Acesse www.worldwildlife.org para obter mais informações.

SOBRE A JOHNSONDIVERSEY

A JohnsonDiversey Inc. está comprometida com um futuro mais limpo e mais saudável. Seus produtos, sistemas e conhecimentos especializados tornam os alimentos, bebidas e instalações mais seguros e higiênicos para os consumidores e ocupantes de edifícios. Com vendas em mais de cento e setenta e cinco países, a JohnsonDiversey é um dos principais fornecedores globais de soluções comerciais de limpeza, higiene e de uso sanitário. A empresa atende a clientes dos setores de hospedagem, serviços de alimentação, varejo, assistência à saúde e alimentos e bebidas. A JohnsonDiversey é uma das quatro empresas independentes controladas pela Família Johnson, de Racine, Wisconsin, EUA. Para obter mais informações, acesse www.johnsondiversey.com.

por Divulgação

Comentários comentar agora ❯