Skip to content

Oficina debate melhores práticas de produção da borracha nativa

Oficina debate melhores práticas de produção da borracha nativa

Teve início nesta segunda-feira (20/06), em Manaus (AM), a Oficina de Boas Práticas e Manejo da Borracha Nativa, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente. O objetivo da oficina é consolidar diretrizes e recomendações técnicas para boas práticas de manejo da espécie.

Durante a oficina, são discutidas as melhores formas de o seringueiro se preparar para retirar o látex da árvore, a extração e a pós-coleta. Além disso, serão debatidas técnicas de manejo para reduzir custos e otimizar resultados, de forma sustentável.

Participam da oficina cerca de 30 pessoas, entre pesquisadores, técnicos governamentais e não-governamentais, rede de serviços (assistência técnica e órgãos ambientais) e representantes de extrativistas/produtores (cooperativas, associações, sindicatos).

O resultado das discussões será levado à consulta pública e incluído na instrução normativa do extrativismo orgânico. Também será criada cartilha sobre boas práticas.

Além de melhorar a produção da borracha natura, a ideia é que essas diretrizes sejam utilizadas como critérios para quem buscar a certificação orgânica, e também sirvam de base para um possível selo dos produtos da sociobiodiversidade. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade, estratégia do Governo para a proteção e promoção do uso sustentável da biodiversidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também