23 Outubro 2021 - 17:29

Instituto do Meio Ambiente de Alagoas participa do 4º Encontro nacional da SNUC

Reproduçao/IMA
O fórum aconteceu em três dias e contemplou todos os Estados brasileiros

É fundamental que exista interação entre os Estados no que diz respeito à gestão ambiental. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) participou, nesta semana, do 4º Fórum Permanente de Órgãos Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

O evento aconteceu de modo online nos dias 20 e 21 com encerramento nesta sexta-feira (22), o objetivo é reforçar a articulação institucional para promover a implementação do SNUC. As principais ferramentas utilizadas para isso foram a comunicação, participação e a troca de experiências entre órgãos gestores e formuladores de políticas integrantes do Sistema.

Alex Nazário, Geógrafo e Consultor do IMA/AL e Kadja Mendonça, assessora ambiental do Instituto e chefe da Área de Proteção Ambiental de Santa Rita, representaram o órgão ambiental e acompanharam toda a programação.

Durante o fórum foi discutida a integração entre o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) e o SAMGe (Sistema de Análise e Monitoramento da Gestão de UCs) com o objetivo de melhorias na gestão, bem como o compartilhamento de informações com a sociedade.

Os participantes do fórum também puderam conhecer as novas estratégias para a divulgação e identificação das Unidades de Conservação (UCs), que é uma forma de fortalecer o SNUC.

“Dentre os diversos assuntos de interesse do Sistema, um dos mais inovadores foi a apresentação de identidade visual do Sistema Nacional de Unidade de Conservação, onde eles estão propondo uma marca, como logos acessórias para identificação”, explica Nazário.

Entre diversas pautas ambientais pertinentes e de grande importância para todos os Estados, foi abordado a metodologia do plano de manejo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para as UCs.

“Foi muito bom o tema abordado a respeito do plano de manejo nas Unidades de Conservação pois o IMA começou a adotar este roteiro metodológico desde o plano de manejo da APA do Catolé e a pretensão é utilizá-lo cada vez mais”, relata o geógrafo.

Na última plenária do fórum, o Instituto sugeriu ao ICMBio a promoção de cursos e capacitações acerca da metodologia do plano de manejo e o acompanhamento dos Estados com o intuito de unificar o SNUC.

por Assessoria IMA

Comentários comentar agora ❯