Skip to content

Ministro do Meio Ambiente destaca importância do Ibama

Ministro do Meio Ambiente destaca importância do Ibama

“O Ibama tem um papel importantíssimo na preservação do meio ambiente em todas as suas frentes, em todas as suas modalidades”, disse o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao discursar na manhã desta sexta-feira (22) na solenidade de comemoração dos 30 anos do órgão, em Brasília.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, é uma autarquia do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem, entre suas atribuições, o combate ao desmatamento e a incêndios florestais, o licenciamento de grandes obras e ações de qualidade ambiental. Foi criado em 22 de fevereiro de 1989 pela Lei 7.735.

No seu discurso, o ministro disse ainda que uma de suas preocupações é fazer com que o trabalho dos servidores do Ibama “tenha as melhores condições, as melhores estruturas para que seja eficiente e atinja o resultado da melhor forma possível em benefício do meio ambiente”.

“A forma, a maneira, as estratégias, os recursos, enfim, tudo isso nós vamos fazer da melhor forma possível para que haja sinergia e alcancemos os resultados que todos nós desejamos”, reforçou Ricardo Salles.

A celebração do anLOGO IBAMA copyiversário do Ibama ocorreu na sede, em Brasília, e foi marcada pela descontração. Mais de 200 servidores lotaram o auditório, o que exigiu da organização a colocação de um telão do lado de fora para que todos acompanhassem a cerimônia.

Além do ministro, participaram do evento a secretária-executiva do MMA, Ana Maria Pellini, o presidente do Ibama, Eduardo Bim, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Adalberto Eberhard, além de todos os diretores do órgão.

O superintendente regional em Brasília dos Correios, Rogério Curado, que também compareceu à solenidade, fez o lançamento do selo de comemoração dos 30 anos da autarquia. Antes, houve a abertura da exposição de fotografias finalistas de concurso realizado entre os servidores pela Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no Ibama.

O cartunista Maurício de Souza, que acaba de lançar gibi da Turma do Chico Bento, com a história “De olho na natureza, mostrando a importância do trabalho de monitoramento do desmatamento via satélite realizado pelo Ibama, enviou mensagem aos dirigentes e servidores por meio de vídeo exibido no telão.

O gibi, produzido em parceria com o Ibama, foi distribuído entre os presentes. Um ator vestido de Chico Bento conferiu o tom de graça ao evento, posando para fotos e brincando com crianças filhas de servidores.

Ao final, o presidente Eduardo Bim e demais diretores seguiram até o gramado em frente ao auditório e fizeram o plantio de mudas de ipê e mogno. Bim disse que os 30 anos do Ibama são um marco na história ambiental brasileira e consolidam os esforços contínuos do órgão em garantir à população um meio ambiente equilibrado e saudável em consonância com o desenvolvimento sustentável.

Ele atribuiu os bons resultados aos servidores. “Quem faz o Ibama é cada um de seus servidores, que dão o melhor de si nas atividades do dia a dia e buscam se especializar, conferindo ao órgão o reconhecimento e a projeção tanto no Brasil como no exterior”.

O presidente afirmou que a sua missão é fortalecer o Ibama para trabalhar com mais eficiência, com foco nas competências primárias. “Contem comigo. Eu vou fazer de tudo para defender os interesses da instituição e de cada servidor. E é cada um mesmo. Hoje é dia de comemoração com as famílias, com os colegas de trabalho. Vamos trabalhar juntos para executar as políticas públicas que nos foram confiadas”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também