22 Agosto 2017 - 08:37

Ceará recebe curso de Estruturação da Gestão Ambiental Municipal

MMA
Abertura da capacitação em Fortaleza

Mais de 400 técnicos e gestores ambientais do Ceará participaram, nesta quinta-feira (17/08), do curso de Estruturação da Gestão Ambiental Municipal. O curso é parte do Programa Nacional de Capacitação de Gestores e Conselheiros Ambientais (PNC), uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental.

Composto por uma parte presencial e outra virtual, a formação dos gestores aprofunda temas como o meio ambiente na agenda de transformação na gestão municipal; a Lei Complementar 140; o Plano Estadual de Resíduos Sólidos; o Plano Nacional de Desertificação; e a elaboração de projetos para captação de recursos. A parte online do curso terá início em 11 de setembro e acontecerá na plataforma Moodle do MMA, onde serão levantados aspectos gerais da estruturação da gestão municipal.

O secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Edson Duarte, esteve em Fortaleza (CE) e discorreu sobre o meio ambiente como agenda de transformação na gestão municipal. “A agenda ambiental é estratégica para o enfrentamento das dificuldades pelas quais passam os municípios porque pode mobilizar todas as outras”, destacou.

O caminho para uma gestão segura e equilibrada, segundo Edson Duarte, está na implantação de programas pautados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou seja, economicamente viáveis, socialmente justos, ecologicamente equilibrados e culturalmente aceitos.

“Os ODS podem ajudar os prefeitos no enfrentamento da crise. Com mobilização, é possível quebrar paradigmas e fazer muita coisa sem depender de recursos adicionais. Por exemplo, uma praça pode ser recuperada com o envolvimento conjunto da prefeitura, da comunidade e da iniciativa privada, cada um doando o que pode, sem transações monetárias”, explicou o secretário. 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯