20 Julho 2009 - 21:52

Programa Água Doce inaugura mais uma unidade em Alagoas

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) inaugura, nesta terça-feira (21), mais uma Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce. Desta vez, na comunidade de Impueiras, localizada no município de Estrela de Alagoas (AL), a 150 km de Maceió. "A unidade de Impueiras é a primeira do contrato entre o ministério e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que ainda prevê a inauguração de outras dez", conta Henrique Veiga, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA.

De acordo com o analista ambiental, o principal objetivo do Água Doce é garantir água potável a comunidades rurais difusas do semiárido, por meio de sistemas de dessalinização. "Esse é o foco principal do programa, mas ele também incorpora os cuidados ambientais e com a saúde da população", diz. A UD de Impueiras é a quarta inaugurada desde 2007. A primeira foi instalada no assentamento de Caatinga Grande, em São José do Seridó, no Rio Grande do Norte.

Na UD, a água é retirada do subterrâneo por meio de poços tubulares. Em seguida, passa por um processo de dessalinização, já que no Semiárido, área de atuação do projeto, boa parte dela é salobra. "Depois do procedimento, metade se torna potável, boa para o consumo, e a outra metade vira um concentrado salino", explica Veiga.

Segundo ele, em um primeiro momento o concentrado é aproveitado em tanques para a criação de tilápias. Depois, serve para irrigar plantações de erva-sal, uma planta capaz de retirar sal do solo e que serve de alimento para bovinos e caprinos. "A administração da unidade é feita mediante a elaboração de um Acordo de Gestão, que envolve a comunidade, a prefeitura e o governo estadual", informa o analista.

Henrique Veiga conta que o Água Doce está presente nos estados do Nordeste e em Minas Gerais. Os recursos são provenientes do próprio MMA e de parceiros, como a Fundação Banco do Brasil e o BNDES, que custeou a implantação da UD de Impueiras. O programa conta, ainda, com parceiros técnicos, como a Embrapa Semiárido e a Embrapa Meio Ambiente, o DNOCS, a Universidade Federal de Campina Grande e a Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz de Oliveira Junior.

Água Doce - Lançado em 2004, o Programa Água Doce reforça o compromisso do governo federal em garantir o acesso à água de boa qualidade para a população do Semiárido, por meio do estabelecimento de uma política pública permanente. As comunidades beneficiadas são escolhidas com base nos índices pluviométricos, de mortalidade infantil, Desenvolvimento Humano, e na ausência ou dificuldade de acesso a outras fontes de abastecimento de água potável. Na comunidade de Impueiras, em Alagoas, fundada em 1890, residem 210 famílias, totalizando 1.050 habitantes.

por ASCOM/MMA

Comentários comentar agora ❯