20 Julho 2009 - 00:34

Indústria de calçados aposta na "onda verde" e lança produtos ecológicos

A preocupação com a preservação do planeta e o aquecimento global se mostrou forte na 41ª edição da Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal), que aconteceu de terça a sábado em São Paulo. Diversas marcas lançaram produtos que demonstravam um aumento na preocupação com o meio ambiente.

Exemplo disso foi o lançamento da marca Naturezza, pertencente à Via Uno. A nova linha de calçados nasce com uma proposta de ser o menos agressiva possível ao ambiente na sua indústria e, além disso, levar informações ecológicas ao público da classe C. Até o estande da marca na feira era todo feito de material reciclado.

O carro chefe da marca é o tênis totalmente reciclado. O chamado Tênis Ecológico tem cabedal feito em lona reciclada com tecido é composto por 50% de algodão reciclado, 35% de poliéster pet e 15% de juta natural. O cadarço é feito de fios de juta reciclado e os ilhós são feitos em alumínio reciclado de latinhas de refrigerante. A sola é uma mistura de cortiça reciclada e aroma de andiroba, que também é antiderrapante. O modelo deve chegar ao mercado custando R$ 79,90.

por Gustavo Lopes

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