Skip to content

Codevasf e parceiros realizam Semana Integrada da Água

Codevasf e parceiros realizam Semana Integrada da Água

Na próxima segunda-feira, 22 de março, será comemorado o Dia Mundial da Água. Para comemorar a data, a 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casasl), Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema e Construtora Sucesso promovem a I Semana Integrada da Água entre os dias 22 e 31 de março nos municípios atendidos pelo Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco da Codevasf.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, essa iniciativa conjunta visa despertar na população dos município atendidos por obras do programa a consciência sobre o uso racional dos recursos hídricos. “Como sabemos a água é um recurso natural escasso e o Rio São Francisco é rico neste aspecto. A escolha de Santana do Ipanema para o desenvolvimento dessas ações de educação ambiental não ocorre por acaso.

O município recebe atualmente a maior obra de esgotamento sanitário realizada pela Codevasf no estado, no valor de quase R$ 22 milhões, que visa acabar com o lançamento direto de esgoto doméstico no Rio Ipanema, principal afluente do São Francisco em Alagoas. Mas precisamos que essa recuperação do Rio Ipanema, e consequentemente do São Francisco, seja ecologicamente sustentável. Para isso, as pessoas devem ser preparadas para, ao final das obras, cuidar melhor de seus recursos hídricos”, explicou.

A coordenadora de ações socioambientais das obras do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, Solange Marcelino, acrescentou que essa iniciativa conjunto da Codevasf e dos demais parceiros em organizar a Semana da Água nasceu a partir da formação de um fórum ambiental em Santana do Ipanema, que reúne diversas instituições governamentais e da sociedade civil para pensar e agir na promoção da consciência ecológica da população sertaneja de Alagoas. “O fórum tem sido um importante espaço para se pensar questões fundamentais, a exemplo da coleta e tratamento adequado dos resíduos sólidos produzidos nos municípios sertanejos”, declarou.
Além de Santana do Ipanema, que será base para as ações da Semana da Água, as atividades também devem ocorrer nos município de Canapi, Jaramataia, Carneiros, Igreja Nova e Batalha.

PROGRAMAÇÃO

A programação terá início às 16 horas da segunda-feira (22) com uma caminhada ecológica a ser realizada em Santana do Ipanema, reunindo estudantes da rede municipal de ensino e de escolas particulares, profissionais da educação, funcionários públicos, ecologistas e população em geral. A caminhada contará com apresentações artísticas de grupos de Hip Hop, coreografias e cordelistas. Na terça-feira (23), o evento terá prosseguimento com um mutirão para plantio de espécies nativas da região na Praça de Areia Branca e Hospital Clodolfo Rodrigues a partir das 8 horas.

Já na quarta-feira (24), as comemorações pela Semana da Água deverão ocorrer com a realização de uma caravana itinerante que irá percorrer escolas da zona rural do município de Santana do Ipanema a partir das 8 horas. Quinta-feira (25) a caravana itinerante prossegue com visitas às nascentes do Rio Ipanema, tendo início na Fonte do Vivente na povoado Olho D’Água Grande em Santana do Ipanema.
A programação da Semana da Água será finalizada nos dias 30 e 31 de março com a realização de uma séria de atividades de educação ambiental em escolas da rede municipal de Santana do Ipanema como palestras, oficina de produção de sabão, oficina de reciclagem e gincana ambiental. As atividades terão início às 8 horas.

SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CANAPI

Como parte das ações socioambientais realizadas pela Codevasf nos municípios atendidos por obras do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, a companhia realizou no dia 06 de março, em parceria com a Prefeitura Municipal de Canapi, a ONG Visão Mundial e a Construtora TR&M, o I Simpósio de Educação Ambiental de Canapi. O evento discutiu os impactos da implantação pela Codevasf do sistema de esgotamento sanitário no município e suas repercussões no meio ambiente da cidade sertaneja. Para as obras de esgotamento sanitário no município, a Codevasf está investindo cerca de R$ 5 milhões.

Para isso, foram convidados o pedagogo Ademir Santana e a engenheira ambiental Sílvia Helena Barbosa que desenvolvem atividades socioambientais nas obras do Programa de Revitalização para debater junto à população temas como esgotamento sanitário, participação popular e impactos ambientais decorrentes da ação humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também