19 Novembro 2020 - 17:19

MMA celebra termo de compromisso para reciclagem de alumínio com novo centro de coleta

O Ministério do Ambiente (MMA) firmou Termo de Compromisso de Latas de Alumínio para Bebidas com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas). A ação, resultado direto do programa Lixão Zero, traz novos desafios para o setor e reforça o sucesso da reciclagem desse material no Brasil, com a inauguração de novo centro de coleta e reciclagem em Brasília.

Entre os principais objetivos do termo de compromisso estão a criação de uma entidade gestora, com o lançamento no Brasil do programa Cada Lata Conta; a modernização, centralização e transparência nas informações sobre o processo de coleta e reciclagem; o fortalecimento das metas de reciclagem no setor em 95%; a facilitação da chegada das latinhas aos centros de coleta e parceiros pelo País; investimentos em educação ambiental e financeira para melhorar renda e condição de vida dos catadores; e o desenvolvimento de ações tecnológicas para aumento da produtividade.

Assim, a ação, além de produzir ganho ambiental, traz um importante apoio para os catadores que trabalham na cadeia de reciclagem. As indústrias de reciclagem vão garantir a compra das latas coletadas a preço de mercado no Brasil, que é o maior reciclador de latas de alumínio para bebidas do mundo.

O centro de coleta da Novelis, construído neste ano, na cidade de Águas Claras, também está equipado para a prensagem de latas de alumínio. O investimento, superior a R$ 1,5 milhão deve criar cerca de 200 empregos diretos e indiretos, e processar entre 600 a 700 toneladas de latas de alumínio por mês. Mais R$ 650 milhões serão investidos para a expansão da produção, o que inclui novas linhas de fusão e de reciclagem.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯