Skip to content

Estudo mostra que passageiros de carros estão mais vulneráveis à poluição

  • Home
  • Meio Ambiente
  • Estudo mostra que passageiros de carros estão mais vulneráveis à poluição

Estudo mostra que passageiros de carros estão mais vulneráveis à poluição

Que os carros fazem mal para o meio ambiente, todo mundo já sabe. Mas um estudo recente revelou que os motoristas também sofrem com os gases emitidos pelos motores. Segundo a pesquisa do Mexican National Ecology Institute (INE, em espanhol), os passageiros de carro estão mais expostos aos riscos da fumaça do que os passageiros que utilizam transporte público.

As causas seriam duas: a primeira é com relação à altura dos carros que, por serem mais baixos que os demais veículos e no mesmo nível dos outros carros, faz com que os motoristas respirem a fumaça uns dos outros. A outra seria a má ventilação dentro dos automóveis, especialmente quando o motorista está sozinho no carro e deixa apenas uma janela aberta, ou parcialmente aberta.

A pesquisa foi realizada na Cidade do México e constatou que esses passageiros são os mais propensos a terem problemas respiratórios. Depois deles, os mais vulneráveis são os que estão aguardando ônibus nos pontos e só depois, os passageiros de transportes públicos.

Para definir os dados, os pesquisadores colocaram medidores nos carros, pontos de ônibus e dentro dos transportes públicos de ruas movimentadas da cidade. Em sistemas como os Metrobus, formado por ônibus articulados, a qualidade do ar chega a ser 60% melhor que o das ruas. A segunda etapa do estudo está prevista para outubro deste ano.

Apesar de ter sido feito em uma das cidades mais poluídas do mundo, a lógica do estudo pode ser aplicada em qualquer outro lugar. Para amenizar o problema, o melhor é optar, sempre que possível, por opções de transporte público. Se o carro for mesmo uma necessidade, mantenha-o o mais ventilado possível e fuja dos engarrafamentos evitando os horários de pico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também