18 Setembro 2021 - 20:00

Operação do Ibama resulta em mais de R$ 4,2 milhões em multas e 2,5 mil hectares embargados

Reproduçao/Ibama
Operação Mandacaru contra queimada e desmatamento na caatinga

Fortaleza (16/09/2021) – A primeira etapa da operação Mandacaru de combate à queimada e desmatamento ilegal na Caatinga do estado do Ceará, realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi encerrada no início de setembro. Foram embargados cerca 2,5 mil hectares de terra e aplicados 41 autos de infração que somam mais de R$ 4,2 milhões em multas.

Além da área embargada, mais de 630 hectares localizados em propriedades particulares foram consumidos por incêndios florestais em decorrência dos ilícitos praticados. Os alvos da fiscalização foram definidos através de monitoramento via satélite, com uso de filtro para supressões vegetais acima de 30 hectares.

A atividade continuará durante o segundo semestre, período em que a Caatinga está mais vulnerável ao fogo.

Caatinga

A Caatinga é a vegetação predominante no Nordeste do Brasil. Sua área, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), é de 844.453 Km². Encontrada apenas no Brasil, a Caatinga está presente no norte de Minas Gerais, no sul e no leste do Piauí, na Bahia, em Alagoas, em Sergipe, em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e Ceará, estado que possui maior parte do seu território formado por esse bioma.

São 3.200 espécies de plantas, 371 de peixes, 224 de répteis, 98 de anfíbios, 183 de mamíferos e 548 de aves que convivem no ambiente; muitas destas, endêmicas, ou seja, só ocorrem neste bioma.

A destruição da Caatinga implica numa perda imensurável da biodiversidade brasileira e mundial.

por IBAMA

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.