18 Maio 2010 - 08:23

Campanha Alagoas de Olho no Litoral realiza seminários

Mais um seminário promovido pela II Campanha Alagoas de Olho no Litoral acontece nesta terça-feira, no auditório da Prefeitura de Piaçabuçu, no Centro da cidade. O evento acontece das 8h às 13h, e deve contar com a participação de outros municípios do litoral Sul do Estado, como Penedo, Feliz Deserto, Coruripe, Jequiá da Praia e Roteiro.

O objetivo da campanha é mudar a forma de ver o ambiente litorâneo e utilizar um olhar mais apurado para observar a real situação em que se encontra o espaço costeiro. A Campanha Alagoas de Olho no Litoral 2010 é organizada pela ONG Amigos da Terra e da Água (ATA) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE), por meio da Gerênncia de Educação Ambiental.

Na quarta-feira (19), o seminário tem como alvo os municípios do Litoral Norte. O evento acontece no auditório da Universidade Aberta de Maragogi (UAB), no Centro da cidade, e contará com a participação dos municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe.

As atividades da campanha foram iniciadas no último dia 12, por meio de um seminário preparatório da campanha realizado no auditório da Prefeitura de Marechal Deodoro, e que contou com a participação de representantes dos municípios de Barra de Santo Antônio, Paripueira, Maceió, Marechal Deodoro e Barra de São Miguel.

De acordo com Walnyce Miranda, gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), a intenção da campanha é promover uma maior integração entre os órgãos ligados ao Meio Ambiente para que todos trabalhem em prol dele. “Vamos concentrar esforços no intuito de atingir melhores objetivos. Por isso, precisamos do engajamento de todos nessa tarefa”, relata.

Segundo Marco Lyra, presidente da ONG Amigos da Terra e da Água (ATA), a campanha já existe na Europa há mais de 20 anos e a principal intenção é aumentar o nível de conscientização das pessoas sobre a importância da Educação Ambiental e preservação do litoral. “É preciso preservar o Meio Ambiente para que se consiga melhorar as condições do planeta. Para isso, preciso dar o primeiro passo”, destaca.

O presidente da ONG acrescenta que a campanha é anual e traça um diagnóstico de como se encontra o litoral alagoano. Estão sendo realizados seminários regionais preparatórios para capacitar as pessoas que participarão da campanha.

Participação – Equipes formadas por, no máximo, 20 voluntários, irão usar um mapa georeferenciado durante o percurso de 1km e preencher um questionário contendo informações sobre a caracterização do tipo de costa, a urbanização da costa, o uso do solo, a acessibilidade das praias, a caracterização das descargas líquidas no mar, identificação da flora e da fauna existentes, identificação e quantificação do lixo encontrado, a percepção de riscos de degradação ambiental tais como erosão costeira, extração de inertes (retirada de areia) e perda da qualidade ambiental.

A Campanha Alagoas de Olho no Litoral 2010 conta com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeituras dos municípios participantes e da iniciativa privada.

Programação – A campanha será realizada dentro das ações da Semana Integrada do Meio Ambiente de 2010. No próximo dia 31 deste mês, haverá o Seminário Governo e Sociedade de Olho no Litoral, que acontece no auditório da Secretaria de Estado de Educação e do Esporte, no horário das 15h às 18h, quando será feita a divulgação do relatório da Campanha de 2009 e a entrega do Prêmio “Amigo do Litoral de Alagoas”.

No dia 1º de junho, haverá a campanha nos municípios do Litoral Sul (Penedo a Roteiro) no horário das 8h às 12h. No dia 2 de junho, a campanha será realizada nos municípios do Litoral Centro (Barra de São Miguel a Barra de Santo Antônio), das 8h às 12h; no dia 4 de junho, a campanha acontece nos municípios do Litoral Norte (Passo do Camaragibe a Maragogi), das 8h às 12h.

O resultado da Campanha Alagoas de Olho no Litoral 2010 será divulgado oficialmente no 1º dia da Semana do Meio Ambiente de 2011 e será revelado à população através do relatório com um diagnóstico de como se encontra o litoral de Alagoas.
 

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.