18 Janeiro 2011 - 14:54

IMA participa de discussão sobre consórcio para gestão de resíduos sólidos

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) participou, na última segunda-feira (17), da Cerimônia de Assinatura do Convênio entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos (Cigres), que foi realizada na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prevê a construção de um aterro sanitário na cidade de Olho D’Água das Flores.

O aterro vai beneficiará 19 municípios do Sertão e da Bacia Leiteira em Alagoas. Segundo Carlos André dos Anjos, presidente do Cigres e prefeito da cidade, os municípios também terão que começar a fazer um trabalho de educação ambiental com as crianças, nas salas de aula, e com os adultos, nas associações de moradores.

“O aterro trará melhorias para a saúde da população dos municípios consorciados e geração de emprego e renda, através do processo de triagem e reciclagem do lixo. Dessa forma, só deverá ir para o aterro o que não puder ser reciclado, que são os rejeitos”, disse o prefeito.

Para Adriano Augusto de Araújo Jorge, diretor-presidente do IMA, a questão dos lixões em Alagoas é um problema antigo e que deve ser solucionado o mais rápido possível. “O consórcio foi a maneira mais barata e inteligente de gerir esse problema, já que os municípios não têm condições de, sozinhos, custearem um aterro sanitário. Os prefeitos dos demais municípios devem entender que as questões técnicas e ambientais, como avaliação hidrogeológica, devem se sobrepor aos interesses políticos. Precisamos do engajamento de todos e o IMA estará sempre presente cumprindo seu papel de órgão fiscalizador e punitivo”, assegurou.

 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯