Skip to content

Conferência Nacional de Saúde Ambiental: CNM defende os Municípios

Conferência Nacional de Saúde Ambiental: CNM defende os Municípios

Um dos destaques da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA) foi a área de Saneamento Básico. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do evento, por meio de representante que esteve ativo nas discussões. Como delegado, o representante da CNM defendeu os interesses de todos os Municípios brasileiros. O evento ocorreu entre os dias 10 e 12 de dezembro, em Brasília.

Na ocasião, o governo assumiu o compromisso de até 2020 aumentar em 80% o volume dos esgotos tratados no País, e em 45% o total da população atendida com coleta de esgoto e dobrar o investimento em tratamento e coleta de esgotamento sanitário. O objetivo é iniciar as discussões para a construção coletiva do Plano Nacional de Saneamento (Plansab).

Assim como os Planos Municipais de Saneamento, o plano nacional será o instrumento fundamental para a implementação da Política Nacional de Saneamento Básico. E assim promover o Desenvolvimento Urbano, habitação e Meio Ambiente para a melhoria da salubridade ambiental e da qualidade de vida.

Sistema

A CNM defende que o processo de criação de uma política especifica para a aérea de Saneamento deve considerar a opinião dos Municípios. A justificativa é que, conforme sempre afirma o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, tudo acontece no Município. E os impactos das ações serão sentidos diretamente nos Municípios, que é onde as pessoas nascem, vivem e moram.

Para a CNM, a Conferência foi um momento fundamental para dar início às diretrizes que objetivam, principalmente, promover melhoria na qualidade de vida da população. E já neste primeiro encontro nacional, os resultados obtidos nas conferências municipais e estaduais – ocorridas até agosto – foram considerados.

A CNSA foi uma iniciativa dos Conselhos Nacionais de Saúde, Cidades e Meio Ambiente, instituída por meio de Decreto Presidencial. O lema foi: Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente! e o tema: A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também