Skip to content

Maceió sedia Conferência de Saúde Ambiental

Maceió sedia Conferência de Saúde Ambiental

O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), engenheiro Alex Gama, revelou ontem, 13, sua preocupação com o abastecimento futuro de água no Estado. O pronunciamento foi feito durante a solenidade de abertura da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental, no Centro de Convenções, em Jaraguá.

Segundo Gama, Alagoas está diante de um sério problema de abastecimento, porque nunca houve um planejamento que estabelecesse metas bem definidas de cuidados e conservação dos seus mananciais. “Estamos executando o Plano Estadual de Recursos Hídricos e um programa de conservação de bacias. Vamos trabalhar a proteção de nossos aqüíferos em parceria com a Casal”, disse.

1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (Cesa) é uma organização das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da Saúde (Sesau) e da Infraestrutura (Seinfra). O evento está fundamentado nas deliberações e aprovações dos delegados da 3ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, reunidos em maio do ano passado, da 13ª Conferência Nacional de Saúde e da 3ª Conferência Nacionais das Cidades ocorridas em novembro de 2007.

A temática da Conferência “A Saúde Ambiental na Cidade, no Campo e na Floresta: Construindo Cidadania, Qualidade de Vida e Territórios Sustentáveis”, tem com lema “Saúde e Ambiente: Vamos Cuidar da Gente!”. As discussões durante o evento levarão em conta as características demográficas, epidemiológicas, socioeconômicas, geográficas ambientais e culturais que compõem o nosso território. Os debates serão direcionados para três grandes eixos, divididos de forma a abordar temas determinantes para a compreensão da realidade, subsidiando os trabalhos nas diferentes etapas da conferência.

A 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental elegerá 28 delegados para a etapa Nacional, que acontecerá no próximo mês de novembro. Os eleitos deverão ser representantes do poder público estadual e municipal e da sociedade organizada. A CESA foi precedida de uma Conferência Municipal, em Maceió, e cinco Conferências Regionais: Delmiro Gouveia, Maragogi, União dos Palmares, Arapiraca e Penedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também