16 Março 2010 - 08:17

Tudo pronto para a Semana Integrada da Água 2010

Divulgação

Tudo pronto para a Semana Integrada da Água 2010. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e diversos parceiros organizaram uma vasta programação para comemorar uma data que se tornou objeto de discussão intensa em todo o mundo. As atividades propostas para a Semana, que se estenderá de 21 a 27 de março, vão desde brincadeiras e gincanas na praia de Ponta Verde, até a realização de seminários em municípios alagoanos e a exposição do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, no Cepa.

A Semana Integrada da Água 2010 é aberta oficialmente no domingo próximo, 21. Tendas serão montadas na orla de Ponta Verde, na área recreativa da avenida Sílvio Viana. No local haverá gincanas com transeuntes e estudantes de escolas públicas e particulares, análise físico-química gratuita de água e demonstração sobre a fabricação de sabão ecológico. Palhaço, mágico e o ‘jacarelo’ (jacaré do papo amarelo) farão a animação da criançada. Corais também farão apresentações com temáticas relacionadas aos recursos hídricos. Outras atividades sócio-educativas de conscientização ambiental ainda farão parte da cena, num evento aberto e destinado a pessoas de todas as idades. Para reforçar as mensagens e lições ambientais, serão distribuídos brindes e materiais informativos.

Na segunda-feira, 22, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Semarh preparou um ciclo de palestras em Arapiraca, no agreste alagoano. A abertura será às 10 da manhã com uma palestra do Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Alex Gama, intitulada “Panorama dos Recursos Hídricos em Alagoas”. Em seguida, Álvaro Menezes, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) fará uma Avaliação da Oferta e da Demanda de Água de Acordo com a Visão da Companhia de Saneamento de Alagoas; e Ricardo Aragão, superintendente da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Seinfra) e coordenador do Canal do Sertão fechará o ciclo de palestras fazendo um Painel do Canal do Sertão.

De acordo com o secretário Alex Gama, a ideia foi a de não polarizar todos os eventos na capital e abrir uma discussão mais ampla com a sociedade, a fim de permitir maior pulverização das discussões e reflexões sobre a problemática da água, como suas perspectivas de escassez e as novas formas de racionalização de seu uso.

O uso racional da água e o combate ao seu desperdício são hoje uma preocupação mundial. Alguns estudos de instituições internacionais estimam que até 2025 um terço da população mundial experimentará efeitos extremos de escassez de água. Com a preocupação sobre o agravamento da falta de água, as pessoas devem assumir uma nova forma de pensar e agir, mudando seus hábitos e desenvolvendo formas de economizar o líquido.

Museu 

Retornando a Maceió, o Museu Ambiental Casa do Velho Chico estará em exposição no Ginásio Moreirão, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada, Cepa. Ele será aberto na segunda-feira, 21, e ficará a disposição do público visitante até a sexta-feira, 25. A mostra, que já rodou vários Estados e municípios alagoanos, é um composto de peças da Nascente à Foz, que retratam a vida e a história do Rio da Integração Nacional e os males a ale causados pela ação do homem.

Segundo o autor e secretário municipal de Meio Ambiente de Traipu, Jackson Borges, o museu “é um instrumento gerador de reflexão, capaz de promover a luta em defesa das causas ambientais”. Móveis, utensílios, quadros, e uma infinidade de relíquias e artefatos típicos da região do São Francisco compõem a mostra, e até chocam os visitantes com a temática incisiva adotada pelo expositor, uma maneira ‘crua’ de mostrar a realidade do rio, que vem sofre agressões do homem há centenas de anos.

As peças estão dispostas em 13 painéis, que representam os principais danos sofridos pelo Velho Chico. São títulos como: Caça e Pesca Predatórias, Esgoto, Transposição, Nasceste do Rio São Francisco, Garimpagem, Agrotóxico, Desertificação, Lixo, Assoreamento, Desmatamento, Mudanças Climáticas, Salinização, Barragem e Queimada.

Sombra e Água Viva 

O secretário Alex gama também participa de uma programação em homenagem à Semana da Água que será realizada no município de Palmeira dos Índios. No dia 18 de março haverá um seminário de lançamento do Programa Sombra e Água Viva com palestras a respeito da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe, sobre o Projeto Água Viva e uma fala do Secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos sobre o papel dos comitês de bacias hidrográficas no processo de melhorias ambientais. Haverá também exposição fotográfica e visitação a uma mina já recuperada.

Participam da Semana Integrada da Água 2010 o Instituto do Meio Ambiente (IMA), as secretaria de Estado da Saúde (Sesau), da Educação e do Esporte (SEE) e da Comunicação (Secom), a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió (Sempama), a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a Polícia Militar de Alagoas/Batalhão de Proteção Ambiental (PMAL/BPA), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Traipu, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Serviço Social do Comércio de Alagoas (SescAL), o 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTZ), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes/AL), além das Usina Sinimbu e Coruripe e as Ongs Lagoa Viva e Mares e Oceanos.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯