15 Setembro 2018 - 17:52

Criado mosaico de UCs na Serra do Cipó

Com extensa diversidade biológica, a Serra do Cipó, em Minas Gerais, terá, a partir de hoje, um mecanismo que fortalecerá 18 unidades de conservação (UCs) da região. Portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA), publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (14), reconhece como mosaico um conjunto de UCs federais, estaduais e municipais, todas no estado de Minas Gerais.

A formação do mosaico decorre dos esforços do MMA, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Rede Pró Mosaico Espinhaço Serra do Cipó, do Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG) e da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço. Para o desenvolvimento dos trabalhos, será formado um conselho consultivo com representantes de governo, da sociedade civil, de comunidades tradicionais e do setor privado.

A medida tem o objetivo de promover a gestão integrada nessas unidades. Previstos na lei que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), os mosaicos proporcionam a aproximação de diferentes áreas protegidas e de seus órgãos gestores. Além disso, a medida promove a otimização de recursos, a valorização do território, a criação de uma identidade e o fortalecimento das políticas de conservação da biodiversidade na região. 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯