13 Agosto 2010 - 10:53

MMA assina termo aditivo ao Programa TRT Ambiental

Divulgação

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o desembargador Federal do Trabalho e presidente do Tribunal Regional do Trabalho(TRT) 10ª Região, Ricardo Alencar Teixeira, assinaram nesta quinta-feira (12), no Ministério do Meio Ambiente (MMA), Termo Aditivo ao Programa TRT Ambiental. O primeiro acordo assinado entre as partes, foi assinado em 13 de agosto de 2008, com validade de dois anos. O objetivo é fomentar ações de responsabilidade social e estimular o desenvolvimento da sociedade de forma sustentável.

 

O que se pretende com o acordo é minimizar os impactos sociais negativos gerados durante a jornada de trabalho, realizar a gestão ambiental dos resíduos, consolidar a coleta seletiva de lixo e utilizar os recursos de forma racional. Também está entre as metas a adoção de licitação sustentável, com o diferencial ecológico, nas compras públicas, na aquisição de bens, materiais e contratação de serviços.

Um outro objetivo a ser alcançado é a implementação de programa continuado de Educação Ambiental, que promova a formação e capacitação do servidor público, por meio de palestras, reuniões, exposições e oficinas.

A Agenda Estratégica desenvolvida pelo TRT-10 pretende reduzir em 20% o impacto ambiental causado dentro da instituição até 2014. O que se mede é a variação de redução de consumo de papel, de economia de energia elétrica e de água, além do tratamento e descontaminação de lâmpadas fluorescentes e baterias e pilhas. O programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do MMA promove o suporte técnicos a essas iniciativas.
 

por Ascom/MMA

Comentários comentar agora ❯