13 Março 2020 - 10:33

Laboratório de Estudos Ambientais do IMA é referência na análise de água no Estado

Divulgação
Além de oferecer serviços externos para controle de qualidade, setor é fundamental em investigações do IMA

O Laboratório de Estudos Ambientais é considerado um setor de atividade fundamental para o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). Diariamente, os técnicos analisam amostras de água de mares, rios e poços de diversos municípios para averiguar a qualidade presente. O Laboratório também é responsável pelo relatório de balneabilidade das praias do Estado, divulgado semanalmente para a população.

A equipe do Laboratório, composta por 13 pessoas, agrega credibilidade ao IMA, considerando a demanda de análise de amostras externas, afirma Rosicleide Lessa, supervisora do setor. “Temos clientes externos que solicitam nossos estudos para determinar o monitoramento em estações de tratamento, controle de efluentes e outras atividades”, afirma.

O Laboratório de Estudos Ambientais também exerce papel importante na investigação de infrações ao meio ambiente. Assim ocorreu na última quinta-feira, no atendimento de denúncia de descarte de resíduos líquidos no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), inserido na APA do Catolé e Fernão Velho.

A credibilidade do setor resulta com que comumente as suas funções também sejam solicitadas para produzir provas em investigações do Ministério Público.

Relatório de balneabilidade

Semanalmente, às sextas-feiras, é publicado o relatório de balneabilidade das praias de Alagoas. O boletim periódico apresenta um estudo abrangente, considerando toda a extensão litorânea do Estado através de 65 pontos de coleta.

O material colhido é levado à divisão de microbiologia do Laboratório. As amostras de água são induzidas à cultura de Escherichia coli, bactéria presente nas fezes humanas e animais. Através deste procedimento, pode-se constatar se a praia é apropriada para banho. O Laboratório também monitora os níveis de PH e salinidade, na divisão de fisicoquímica.

Segundo a Legislação, a amostra de água precisa apresentar ausência de, no mínimo, 80% de E.coli para considerar a praia adequada para banho.

Centro de referência na análise de água, o Laboratório de Estudos Ambientais do IMA está a serviço da população por meio de denúncias que podem ser feitas pelo aplicativo IMA Denuncie. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS. 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯