13 Março 2018 - 09:46

Zoneamento Ambiental contribuirá com sustentabilidade dos municípios brasileiros

O Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM) vai contribuir com a sustentabilidade dos municípios brasileiros. O encerramento do Primeiro Curso de Capacitação sobre o tema, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, ocorreu na tarde desta sexta-feira, em Imperatriz (MA), com a presença do secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental da pasta, Jair Tannús Júnior. O evento teve início na terça-feira (03/03).

O Zoneamento Ambiental Municipal é um instrumento da política urbana imprescindível para os municípios brasileiros, pois identifica as principais fragilidades e vulnerabilidades existentes e salvaguarda os recursos naturais existentes, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (meta nº 11), que trata sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis.

O objetivo do curso é aprimorar e discutir com os órgãos municipais a proposta de roteiro metodológico elaborado pelo ministério para subsidiar o zoneamento. Também vai subsidiar a elaboração do conteúdo de um curso em educação a distância, material que deve ser disponibilizado a todos os municípios brasileiros pelo ministério.

De acordo com o secretário, o ministério vem incentivando e desenvolvendo ações compartilhadas com os estados, municípios e a sociedade civil, com o intuito de fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), conservar o patrimônio natural e promover a gestão integrada do território nacional. "Dentre as diversas iniciativas enfatizo esta capacitação de agentes públicos e gestores municipais brasileiros no tema do ZAM", disse.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯