10 Agosto 2017 - 10:44

Emater inicia vacinação contra brucelose em municípios da Bacia Leiteira

Técnicos do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) desenvolvem, neste mês de agosto, o ciclo de vacinação de rebanhos contra a brucelose em onze municípios da Bacia Leiteira.

O trabalho atende ao disposto na Instrução Normativa nº 19/2016, do Ministério da Agricultura, que trata da obrigatoriedade de vacinação de fêmeas de três a oito meses de vida.

A força-tarefa irá contemplar rebanhos de produtores dos municípios de Minador do Negrão, Cacimbinhas, Major Izidoro, Jaramataia, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Olho D’água das Flores, Palestina e Pão de Açúcar.

O coordenador da Cadeia Produtiva do Leite pela Emater, Adelmo Inácio Medeiros, ressalta que a ação proporciona ao produtor a oportunidade de imunização gratuita, reduzindo custos com aplicações e permitindo que continue comercializando suas produções, uma vez que a vacinação é necessária para a emissão da Guia de Trânsito Animal.

“A Guia de Trânsito Animal, documento que garante a comercialização das produções, só é liberada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária com a devida regularidade sanitária, o que inclui a correta imunização do rebanho. Por isso, o trabalho de vacinação promovido pela Emater vai ajudar o produtor a proteger seu rebanho e se regularizar”, explicou o coordenador.

Os criadores que ainda não tiverem recebido a equipe técnica para a imunização dos animais podem procurar o escritório da Emater nos municípios integrantes da Bacia Leiteira para agendar uma visita à propriedade.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯