Skip to content

Equipe de Educação Ambiental do IMA realiza projetos em todo o Estado

Equipe de Educação Ambiental do IMA realiza projetos em todo o Estado

A Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) segue com projetos em todo o Estado. As atividades vão de palestras educacionais nas escolas, com apresentação de vídeos, a ações de plantio de mudas, como modo de incentivar a recuperação de áreas degradadas e devolver o verde às regiões.

O ‘Alagoas Mais Verde’ é um dos projetos mais solicitados pelos municípios alagoanos. Tendo sido iniciado em 2015, já passou por 42 municípios e realizou o plantio de mais de 27 mil mudas nativas.

Além de representantes de órgãos públicos, como prefeituras e secretarias, estudantes se envolvem com o plantio das mudas. As escolas recebem uma palestra de técnicos capacitados antes do plantio e a comunidade escolar auxilia, em seguida, sob a orientação da equipe.

Outra atividade característica do setor de Educação Ambiental do IMA é o barco-escola. O ‘Navegando Com o Meio Ambiente’, nome dado ao projeto, que conta com o apoio da Braskem, realiza um trabalho voltado, especialmente, para a comunidade escolar, mas, não exclui outros tipos de entidades que queiram participar.

A bordo da embarcação, a equipe apresenta aos participantes os principais problemas e as riquezas da biodiversidade existente no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) e na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita.

Além desses, o Gedam conta ainda com os projetos: Caravana Ambiental, Escola Sustentável, Coleta Certa, Eco Cine, Nossa Praia e Projeto Pedagógico Horta Viva.

Para aderir aos projetos do setor de Educação Ambiental do IMA é necessário que o interessado compareça à sede do órgão e realize o protocolo da solicitação formalmente, direcionada ao diretor-presidente da Instituição.

Formação

Embora possua uma equipe multidisciplinar experiente, os técnicos da Gerência estão sempre buscando novas informações que possam contribuir para a melhoria de suas atividades.

Em recente visita ao Jardim Botânico do Recife, a equipe pôde conferir o sistema de produção de plantas e obter informações sobre arborização urbana, reflorestamento e educação ambiental em áreas de mata urbana, além de trocar informações sobre as atividades educativas.

Segundo Meraldo Rocha, consultor técnico do IMA, a visita ao Jardim Botânico foi uma experiência importante para as ações do Gedam, principalmente pelas atividades semelhantes que são realizadas pelas duas instituições.

“O IMA sai fortalecido com este intercâmbio tendo em vista o desenvolvimento de ações similares às desenvolvidas no Jardim Botânico do Recife, como educação ambiental e a distribuição de plantas para reflorestamento e arborização urbana”, explica Meraldo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também