08 Abril 2010 - 00:57

IBAMA também emite parecer contrário a implantação de estaleiro em Santa Catarina

revistaportuária

O IBAMA através de sua vertente para licenciamento ambiental, o Instituto Chico Mendes, do governo federal, emitiu parecer contrário a um projeto de construção de um estaleiro em Biguaçu (região metropolitana de Florianópolis). A obra é da OSX, nova empresa do bilionário Eike Batista, em parceria com a Hyundai e ficaria próxima a três reservas ecológicas e a uma comunidade indígena. O objetivo é usar o estaleiro para a construção de navios voltados para a extração de petróleo.

Assim como o estaleiro EISA que também está tentando obter licença ambiental para dar início a implantação do empreendimento através de licenciamento pelo orgão estadual (IMA), o governo de Santa Catarina quer comandar o processo de licenciamento do projeto, orçado em R$ 3 bilhões.E da mesma forma que acontece em Alagoas, o Ministério Público Federal defende que esse processo seja de responsabilidade do Ibama, por causa do impacto ambiental.

A previsão é que o estaleiro ocupe uma faixa de até 1.700 metros de frente para o mar, próxima a praias badaladas de Florianópolis, como Jurerê. O Instituto Chico Mendes diz que o empreendimento foi elaborado em "área sensível" e traria danos irreversíveis ao ambiente, além de afetar setores como turismo, pesca e maricultura.

Em 2009, o Estado de Santa Catarina e o município de Biguaçu assinaram protocolos de intenção com a OSX para instalar o estaleiro -o que, segundo documento da empresa, indica "apoio e incentivo desses governos em favor do projeto".

por Redação

Comentários comentar agora ❯