Skip to content

Ação de limpeza nas margens do Velho Chico reúne estudantes da Ufal e do Ifal

  • Home
  • Meio Ambiente
  • Ação de limpeza nas margens do Velho Chico reúne estudantes da Ufal e do Ifal

Ação de limpeza nas margens do Velho Chico reúne estudantes da Ufal e do Ifal

O Circuito Penedo de Cinema começou oficialmente na noite desta segunda-feira, 06 de novembro, mas já no período da manhã o evento realizou uma ação simbólica de limpeza das margens do Rio São Francisco, que reuniu cerca de 40 estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) do município.

Promovida por meio de parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes da Unidade de Penedo da Ufal, a ação aconteceu em um trecho de 200 metros entre a Agência Fluvial da cidade e o local de embarque das balsas que transportam veículos para a cidade de Neópolis, em Sergipe.

O percurso pode parecer curto, mas foi suficiente para enxergar a dimensão de resíduos despejados nas margens do Velho Chico. Em pouco mais de uma hora de atividade, foram recolhidos 20 sacos de lixo com capacidade para 100 litros cada. Guarda-chuva, canos, restos de telhados de PVC, por exemplo, foram alguns dos objetos encontrados nesta manhã. Todo o material reciclável recolhido foi destinado à Casa do Bom Samaritano de Penedo.

Presente na ação, o estudante do 3º ano do Ifal, João Luís Vital, encontrou materiais de higiene pessoal. “É até inusitado, mas a gente viu um absorvente”, relatou. Para ele, essa é uma evidência da importância da ação. “Não é só pelo fato de vir e tirar o lixo, porque, infelizmente, a gente tem a certeza de que amanhã vai estar sujo de novo, mas de conscientizar as pessoas. É importante para a construção do caráter da gente”, pontuou João.

De acordo com o membro do PET Conexões de Saberes, Felipe Ananias, os estudantes envolvidos na ação precisam refletir sobre não jogar lixo nem no rio e nem nas ruas da cidade, visto que esses resíduos acabam chegando aos mananciais aquíferos quando são levados pela água da chuva. “A gente não espera resolver esse problema do rio, mas plantar uma semente para os alunos reflitam e acabem mudando esse hábito aos poucos”, destacou.

Ação vinculada à Mostra Ambiental

De acordo com a produtora do Circuito Penedo de Cinema e professora da Ufal, Karlinne Cordeiro, a ação está integrada à 4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, promovida pelo evento com total apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), um dos patrocinadores do evento.

“Quisemos ir além da exibição dos vídeos e dos debates. É uma ação para que as pessoas comecem a ter um pouco mais de consciência sobre a importância do rio, chamar a atenção da população para o lixo despejado e qual é a consequência dele no meio ambiente. Queremos chamar atenção, além de divulgar a Mostra Ambiental e o Circuito”, explicou Karlinne.

A programação ambiental do evento continua a partir desta terça-feira (7) e segue até quinta-feira (9) com a 4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, das 14h às 16h, na Sala de Exibições. A atividade contará com a exibição de três filmes convidados, 11 curtas-metragens que vão concorrer aos prêmios de melhor filme pelos Júri Oficial e Popular, além de debates com profissionais de instituições de ensino e órgãos ambientais.

Confira a programação da Mostra Ambiental aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também