06 Setembro 2018 - 10:41

Lagoa do Pé Leve recebe ações de peixamento e reflorestamento

A lagoa do Pé Leve, localizada na rodovia AL-220, entre os municípios de Arapiraca e Limoeiro de Anadia, recebeu ações integradas de peixamento de 50 mil alevinos e florestamento de 500 mudas de plantas, na manhã desta quarta-feira (5). As atividades integram projeto de revitalização da lagoa, fonte de alimento e renda para a população local.

As duas ações foram acompanhadas pelo prefeito Rogério Teófilo, secretários e técnicos municipais das pastas de Desenvolvimento Rural, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Além de representantes dos órgãos parceiros: Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), Comitê da Bacia Hidrográfica do Piauí, Instituto Nacional de Preservação da Mata Atlântica, Instituto de Meio Ambiente e da Prefeitura de Limoeiro de Anadia.

Reflorestamento

As atividades também envolveram estudantes da Escola Prof. Benício Ferreira Reis e do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que ajudaram a plantar 500 mudas de vegetação nativa. Entre elas, Ypê, cedro e angico. “A ação é a primeira, de quatro fases do projeto de reflorestamento da lagoa, elaborado pelo Comitê, que deve completar o plantio de 2 mil unidades de plantas”, explicou Elza Messias, presidente do Comitê

Teófilo destacou a importância das parcerias, chamando a atenção para a responsabilidade de todos na conservação e preservação da lagoa. “A atividade vem trazer vida para a lagoa do Pé Leve, através da parceria da prefeitura com outros órgãos e a sociedade. A proposta de revitalização acaba beneficiando dois segmentos: o ambiental e o econômico, já que o lugar é importante fonte de renda para a população”, ressaltou o prefeito.

Peixamento

Junto à equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (Codevasf), o grupo de alunos e público presente também acompanhou a ação de peixamento da lagoa, quando foram inseridos 50 mil alevinos, das espécies tambaqui, xira e tilápia, levados pelo órgão. “Esta é a segunda ação de peixamento realizada pela Codevasf, do ano passado até agora, aqui na lagoa do Pé Leve. É uma satisfação contribuir com a região”, afirmou Antônio Nelson Oliveira, superintendente Regional da Codevasf

Convênio

Enquanto a ação era executada, Antônio Nelson anunciou mais um convênio com Arapiraca, na área de mobilização social e educação ambiental. Trata-se do diagnóstico e a recuperação de 50 nascentes na bacia do rio Piauí, com custo estimado de 500 mil reais.

por Secom - Arapiraca

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.