Skip to content

Conferência debate saúde ambiental em Brasília

Conferência debate saúde ambiental em Brasília

Com o slogan “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!”, a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (1ª CNSA) acontece de 9 a 12 de dezembro, em Brasília. O objetivo é debater sobre as relações entre produção e consumo. As ações e diretrizes definidas devem subsidiar a construção de uma política integrada de redução de riscos à saúde visando a melhoria das condições de vida da população e a diminuição dos danos ao meio ambiente.

A Conferência, que é uma iniciativa dos Conselhos Nacionais de Saúde, Cidades e Meio Ambiente, já passou pelas etapas municipais e estaduais. Mais de 60 mil pessoas participaram das 285 conferências municipais, 151 regionais ou microrregionais, 27 estaduais e de uma distrital.

A 1ª CNSA vai tratar do tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”. Em pauta na plenária nacional estarão alguns assuntos eleitos como prioritários. São eles: necessidade de processos produtivos e consumo sustentável; melhoria de infraestrutura; articulação interinstitucional, ações integradas e controle social; territórios sustentáveis, planejamento e gestão integrados; educação, informação, comunicação e produção de conhecimento; e marco regulatório e fiscalização.

Eleitos nos 26 estados e no Distrito Federal, os 959 delegados participarão da plenária da Conferência. Ao final, representantes do governo e da sociedade civil vão definir 24 diretrizes e 48 ações estratégicas para a construção da primeira Política Nacional de Saúde Ambiental integrada dos ministérios da Saúde, Meio Ambiente e Cidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também