05 Maio 2017 - 16:40

Problema de infestação de vermes é resolvido e abastecimento de água é normalizado em Penedo

Arquivo - Fernando Vinícius
Estação de captação de água fica localizada na Rocheira, em Penedo

O abastecimento de água em Penedo foi reestabelecido na tarde desta sexta-feira, 05 de maio. Graças a força da correnteza, os milhões de vermes que aparecerem nas imediações da Rocheira, local onde o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realiza a captação de água, seguiram o curso normal do rio São Francisco, não oferecendo mais riscos para os penedenses.

De acordo com o diretor de relações públicas da autarquia municipal, o servidor público Caio Gonçalves, as causas para o fenômeno que deixou a população ribeirinha e as autoridades locais bastante apreensivas ainda é um grande mistério.

“Algumas amostras foram coletadas e encaminhadas para análise no Instituto do Meio Ambiente. Ainda não se sabe como esse fenômeno aconteceu, até mesmo porque isso foi algo inédito, de modo que só mesmo após o resultado das análises é que poderemos compreender melhor o problema”, explicou.

A atuação do SAAE foi digna de aplausos. Graças a constante fiscalização do órgão, o que faz com que a qualidade da água consumida em Penedo seja avaliada como uma das melhores do país, não houve contato nenhum dos vermes com a água que estava sendo distribuída para os consumidores na manhã desta sexta-feira, 05.

“Assim que o problema foi constatado, nosso diretor determinou que a captação de água fosse interrompida imediatamente e isso foi feito. Mesmo assim, não houve suspensão no fornecimento do serviço porque os reservatórios estavam cheios e eles deram conta de abastecer a cidade nas horas em que a captação ficou interrompida”, salientou Gonçalves.

Equipes do SAAE e do IMA, com apoio de técnicos da Ufal, estão unidas tentando desvendar o mistério que ocasionou no surgimento dos vermes e, em constante vigilância, para garantir a qualidade da água que sai das torneiras dos consumidores ribeirinhos.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯