05 Maio 2017 - 11:50

Fornecimento de água é suspenso em Penedo, após infestação de ‘vermes’ no rio São Francisco

Cortesia - aquiacontece.com.br
A assessoria do SAAE informou que este fenômeno é inédito na história da autarquia

O fornecimento de água na zona urbana de Penedo e nos povoados Ilha das Canas e Ponta Mofina, foi suspenso na manhã desta sexta-feira, 05 de maio, após ser detectada uma infestação de milhões de “vermes” no rio São Francisco. 

De acordo com as informações colhidas por nossa redação, o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) parou a captação porque os vermes ameaçavam entrar na rede adutora e isso poderia causar danos a população ribeirinha.

Informações extraoficiais dão conta de que o verme aquático pertence à classe anelídeo e recebe o nome de Polychaeta. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) foi acionado e está sendo aguardado para que possa fazer análises mais contundentes.

A assessoria do SAAE informou que este fenômeno é inédito na história da autarquia e que não há motivo para pânico, pois o sistema de captação foi interrompido antes do contato com os vermes.

Veja o vídeo das vermes retiradas do rio:


 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Adelmo Já se sabe o que esses vermes podem causar ao ser humano em caso de serem ingeridos?
  • Alfred Briso Necesssário a identificação da espécie, depois de tal ver se a mesma pode ocasionar patologias em humanos ou até mesmo se houver super população, se pode causar um dano no ambiente no qual a mesma está sendo encontrada. Importante a presença de um profissional com conhecimento em taxonomia.