03 Dezembro 2010 - 20:00

Uso de sacolas plásticas deve ser reduzido em 40% até 2014

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) firmou pacto setorial com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para reduzir em 30% as sacolas plásticas nas lojas de todo o País até 2013 e 40% até 2014, tendo como base os números de produção de 2010, que até agora estão estimados em aproximadamente 14 bilhões. A meta está no Plano Abras de Ação Sustentável - 2011, que dedica um capítulo especial para as ações de redução do consumo de sacolas plásticas.

De 2007 a 2009, dados da indústria do plástico mostram redução de 30%. Para alcançar a meta, a Abras irá elaborar um manual de ações de boas práticas nos pontos de venda para conscientizar funcionários e consumidores dos benefícios da redução das sacolas plásticas, produzirá uma campanha publicitária aberta à adesão voluntária de todas redes de varejo, fará pesquisa para acompanhar a redução da distribuição de sacolas nos pontos de venda das empresas, premiará os casos de sucesso de redução do consumo de sacolas, e divulgará boas práticas do uso de sacolas plásticas em todos os estados, por meio dos cursos de operador de caixa e de empacotador da Escola Nacional de Supermercados.

A iniciativa da Abras segue as diretrizes do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) do MMA, que estava em consulta pública até 30 de novembro para receber comentários e sugestões da sociedade. Dessa forma, no texto final do PPCS, que deve ser publicado até o final do ano, o Plano da Abras constará como pacto setorial para varejo e consumo sustentáveis.

 

por Portal Brasil

Comentários comentar agora ❯