01 Dezembro 2021 - 08:59

Trilha Transmantiqueira agora faz parte da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso

Divulgação
Rede Trilhas

A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas) ganhou mais uma trilha. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou hoje (30.11), portaria aprovando a adesão da Trilha Nacional Transmantiqueira. Com extensão de 1.200 km, a trilha corta a Serra da Mantiqueira e cruza 47 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e integra mais de 30 Unidades de Conservação (UCs).

O coordenador-geral da Associação Trilha Transmantiqueira, Hugo de Castro Pereira, comemora a adesão e o reconhecimento da importância da trilha para o desenvolvimento da região e conservação do território. “Isso porque trabalhamos dentro de três pilares: a trilha como um aparelho de recreação, saúde e turismo; uma alternativa de emprego e renda para as comunidades que vivem na região; e a garantia de conservação do território, com a criação de corredores ecológicos”, destacou.

Belezas naturais e grande diversidade de paisagens estão ao longo da trilha. Os amantes de passeios ao ar livre podem conhecer inúmeras cachoeiras e ainda desfrutar da cultura, gastronomia e muito mais, em locais estruturados para receber famílias e turistas. “A trilha é longa, então tem paisagens para todos os gostos. Você pode caminhar durante 90 dias para percorrer toda a trilha ou escolher um setor e fazer um final de semana. Pode ir à Visconde de Mauá (RJ), Campos do Jordão (SP) e Monte Verde (MG), conhecer picos e mirantes, além de visuais há mais de 1.600 metros de altitude. Também pode se hospedar numa boa pousada, conhecer o local, vivenciar festas e culturas da região que é muito rica”, ressaltou o coordenador.

A Trilha Nacional Transmantiqueira percorre uma das maiores e mais importantes cadeias montanhosas do sudeste brasileiro, a Serra da Mantiqueira. Matas nativas naturais e bem conservadas de floresta e a existência de Unidades de Conservação formam um extenso corredor dentro de uma grande região denominada “Corredor Ecológico da Serra do Mar”, uma das regiões definidas pelo Ministério do Meio Ambiente para conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

Com a adesão da Trilha Transmantiqueira, a RedeTrilhas já possui quase 2.000 km de trilhas, que recebem incentivo do Governo Federal com a divulgação em campanhas, fortalecendo o ecoturismo no Brasil. O apoio também constitui uma promissora oportunidade para o fortalecimento do turismo regional e a conservação no melhor estilo do "conhecer para conservar”.

Ficou curioso e quer conhecer? Acesse: trilhatransmantiqueira.com.br

Rede Trilhas

A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas, é composta por trilhas reconhecidas pela sua relevância nacional para a conectividade de paisagens e ecossistemas, a recreação em contato com a natureza e o turismo. Foi regulamentada por meio da Portaria 500/2020, publicada em setembro do ano passado, como resultado da articulação entre Ministério do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Ministério do Turismo.

Com a RedeTrilhas, os locais devem seguir padrões de mapeamento e identificação. A ação traz mais segurança para os turistas e usuários, que podem contar com estrutura e acesso, que vão da indicação de pontos de interesse turístico, como lagos e cachoeiras, a bases para pernoite, alimentação e outros pontos de apoio.

Estão na lista da Rede Nacional de Trilhas: Trilha Transcarioca; Trilha Caminho de Cora Coralina; Trilha Sucupira; Trilha Caminhos da Serra do Mar e, agora, Trilha Transmantiqueira.

por Ministério do Meio Ambiente

Comentários comentar agora ❯