01 Dezembro 2009 - 08:39

Uma máquina para reciclar CO2

Divulgação

A máquina não é bonita, mas o propósito é nobre. O sistema criado pelo Sandia National Laboratories, dos Estados Unidos, usa energia solar para converter água e dióxido de carbono em combustível para abastecer veículos. O invento tem o objetivo de ser uma forma prática de reciclar CO? gerado por instalações industriais ao tranformá-lo em gasolina, diesel e combustível de avião.

Por enquanto, trata-se de um protótipo funcional com um nome nada charmoso: CR5. Ao usar energia solar concentrada, ele transforma dióxido de carbono em monóxido de carbono e água em hidrogênio. Esses dois elementos resultantes são combinados para gerar um gás usado na produção da maioria dos combustíveis usados em transporte.

Até pouco tempo, o sistema tinha sido validado apenas em laboratório. Mas testes recentes com o primeiro protótipo funcional mostraram que a invenção é viável. “No curto prazo, vemos isso como uma alternativa ao sequestro de carbono feito pela natureza”, disse James Miller, engenheiro químico da Sandia, em entrevista ao Technology Review, do MIT.

Os pesquisadores estimam que a máquina ainda deve levar de 15 a 20 anos para chegar ao mercado. Até lá, a meta é produzir um novo protótipo mais eficiente e barato a cada três anos. Os cientistas estimam que, com melhorias, ele pode vir a ser duas vezes mais eficiente do que a fotosíntese natural, que apresenta uma taxa de conversão de sol em energia de 1%. “A fotosíntese é um processo bastante ineficiente”, disse Miller. “Queremos atingir uma taxa de 10%.”

por Blog Tecneira

Comentários comentar agora ❯