Skip to content

Prefeitura de Maceió está reformando a Praça Deodoro, no Centro

  • Home
  • Maceió
  • Prefeitura de Maceió está reformando a Praça Deodoro, no Centro

Prefeitura de Maceió está reformando a Praça Deodoro, no Centro

As obras de reforma da Praça Deodoro, que fazem parte da 4ª etapa do projeto de Requalificação do Centro de Maceió, prosseguem dentro do cronograma previsto. O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), prevê uma recuperação completa do espaço urbano, mas com a Praça, por ser histórica, mantendo o seu traçado para ficar com a mesma identidade visual.

Na prática, a praça terá um novo calçamento, feito com o mesmo tipo de pedra do calçadão do Comércio e de outras áreas já revitalizadas, um novo projeto paisagístico, bancos com encosto, além de um moderno sistema de iluminação.

Nessa reforma, um detalhe importante: a questão da acessibilidade foi tratada com prioridade, como um dos fatores determinantes do projeto, a fim de facilitar os deslocamentos dos portadores de deficiência física e visual, com a colocação, para utilização por parte dessas pessoas especiais, de dois tipos de pisos: direcional (guia) e alerta fácil.

As mudanças não serão apenas físicas, mas também sociais, já que o projeto prevê também a retirada de usuários de drogas na região, por meio de um trabalho a ser feito em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Guarda Municipal, para torná-la um verdadeiro espaço público, mais um cartão-postal da cidade.

Em relação aos equipamentos instalados na área, o projeto prevê a remoção das duas bancas de revistas ali instaladas para uma outra área do Centro, além da remoção dos ambulantes, garantindo a liberação das áreas ocupadas para as pessoas circularem com mais facilidade.

Além da Praça Deodoro, a Prefeitura de Maceió também deverá realizar serviços semelhantes nas praças Afrânio Jorge – Faculdade (Prado), e Sinimbu (Centro), projetos a serem desenvolvidos, provavelmente, em parcerias com empresas privadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também