30 Novembro 2009 - 13:17

Prefeitura encerra curso de pedreiro para moradores da Orla Lagunar

Fabiana Vasconcelos

A Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares (CGPEC) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) concluiu mais uma turma do curso de pedreiro básico para os beneficiários do Programa Bolsa Família que residem na Orla Lagunar. O curso foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cacilda Sampaio, no Vergel. Ao todo, 15 alunos, incluindo uma gestante participaram do curso, que teve duração de um mês e carga horária de 90 horas.

Durante as aulas, eles aprenderam sobre alicerces, execução de alvenaria, revestimento argamassado, além de elevação de estrutura, manuseio de máquinas e equipamentos, segurança no trabalho, Programa 5 S e orçamento de obras(materiais).

Para o instrutor do Senai da área de construção civil, Eliseu Julião, esse curso é uma grande oportunidade para se qualificar e aprender sobre a construção civil. Muitos já trabalham na área, têm a prática e não conhecem a teoria. “Aqui, eles aprendem a parte teórica e colocam em prática o que aprenderam em sala de aula, o que é importante”, disse.

A coordenadora do CGPEC, Silvana Cunha, falou da importância do certificado para conseguir um emprego melhor. “Vamos oferecer um Kit de materiais de construção para que vocês deem um pontapé inicial nessa carreira, que está em grande expansão no nosso Estado. Vamos aguardar vocês no dia 15 de dezembro para entregar os certificados e levá-los até o Sistema Nacional de Emprego (Sine), para se inscrever e conseguir um bom emprego”, disse.

A Diretoria de Proteção Social Básica e Transferência de Renda (DPSBT) da Semas através do CGPEC promove esse tipo de qualificação profissional no sentido de oportunizar a transição dos usuários dos programas da secretaria, em situação de vulnerabilidade e risco social, para uma condição de autonomia possibilitando o acesso a condições sustentáveis de sobrevivência e elevação do padrão de qualidade de vida.
 

por Roberto Lopes

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.