30 Novembro 2009 - 16:49

Maceió deve ser mantido credenciado ao Pronasci

Graça Carvalho

Maceió é um dos municípios brasileiros com grandes chances de, mais uma vez, manter-se credenciado para receber recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A boa notícia foi anunciada hoje pela manhã, reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), pela representação do Pronasci, em Alagoas.

“Os projetos ainda estão em fase de análise, mas é possível adiantar que , ao contrário do estado, Maceió conseguiu ultrapassar o índice de 30% mínimo exigido de execução dos projetos em curso, um dos condicionantes para o acesso a novos recursos”, explicou Queila de Brito.

Um dos quatro projetos em curso no município que recebem recursos do Pronasci é o próprio GGIM, cujos integrantes, na reunião desta segunda-feira dividiram-se em dois grupos temáticos, sendo um para fazer uma coleta dos dados, de diagnóstico e outro para formação e qualificação.

"O GGIM é um elemento de ligação do município com o Pronasci. Por isso, precisamos fortalecê-lo investindo em capacitação dos seus integrantes", afirmou o secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro.

O município também conta com recursos do Pronasci em outros três projetos para capacitação e aparelhamento da Guarda Municipal e Implantação do Projeto de Esporte, este último executado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Para Montenegro, o município está no caminho certo para contribuir com o Estado no enfrentamento da violência, com políticas preventivas devidamente articuladas. “O prefeito Cícero Almeida caminha para frente e já sinalizou, quando criou a Semdisc, que os índices negativos da segurança pública incomodam, mas, não arrefecem o papel do município na execução de uma política preventiva de segurança comunitária”, afirmou Montenegro.

Próxima reunião

O GGIM volta a se reunir no próximo dia 21, às 9 hora,s no gabinete do prefeito Cícero Almeida, quando representantes do Pronasci vão apresentar, em detalhes, o andamento das ações das ações realizadas em parceria com o município.

Além da Semdisc e da representação do Pronasci, integram o GGIM o próprio prefeito Cícero Almeida e representantes da Secretaria do Gabinete do Prefeito, da Semdisc, do Corpo de Bombeiros Militar,da Procuradoria Geral do Município, da Guarda Municipal, da Polícia Civil de Alagoas, das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Esportes, de Economia Solidária, Assistência Social, da Fundação Municipal de Cultura, da Coordenadoria de Defesa Civil, da Policia Militar de Alagoas, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, das Polícias Federal e Rodoviária Federal.
 

por Secom Maceió

Comentários comentar agora ❯