30 Outubro 2009 - 15:47

Santa Casa de Maceió abre inscrições para Residência Médica

A Santa Casa de Maceió abriu esta semana inscrições para o processo seletivo da Residência Médica 2009. Os candidatos concorrerão a duas vagas em cada especialidade: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Nefrologia, Ortopedia e Anestesiologia. As inscrições encerram-se em 22 de dezembro.

Os interessados devem acessar o portal da instituição na internet (www.santacasademaceio.com.br), onde está disponível o edital com as normas da seleção.

“A novidade este ano fica por conta da residência médica em Ortopedia”, comemora o anestesiologista Joaquim Sávio, presidente da Comissão de Residência Médica da Santa Casa de Maceió.

Segundo ele, os investimentos realizados pela instituição em educação continuada reforçam a vocação da Santa Casa enquanto hospital de ensino e pesquisa.

As inscrições estão sendo realizadas no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, localizado na Rua Barão de Maceió, 288, no Centro de Maceió (AL) em horário comercial com os colaboradores Maria Lucia da Silva ou Marcus Almeida Santos ou ainda pelos Correios, através de Sedex. A inscrição deve ser feita mediante depósito da taxa de 100 reais em conta corrente no Banco do Brasil (Nº. 6328-2; Agência: 4363-X).

Para as especialidades Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Anestesiologia o acesso é direto. Para a Nefrologia é exigido que o médico tenha residência médica em Clínica Médica, credenciada pelo MEC, com dois anos de duração. Confira no portal a lista de documentos exigidos.

A seleção compreenderá duas etapas sucessivas: a primeira etapa (eliminatória) ocorrerá em 5 de janeiro de 2010 com a aplicação de prova objetiva com duração de 03 horas e 30 minutos para Clínica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia e Ortopedia e de 02 horas para Nefrologia.

Na segunda etapa haverá a análise e arguição curricular dos candidatos, prevista para os dias 12 e 13 de Janeiro de 2010. O resultado será divulgado no dia 15 de Janeiro de 2010.

História - A Residência Médica foi instituída no Brasil em 1977 e, segundo o Ministério da Educação, se constitui numa modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O curso deve ser realizado em instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos, que recebem o título de preceptores.

Embora existam outros cursos de especialização médica ministrados por instituições universitárias e que seguem normas do Conselho Nacional de Educação - com programas idênticos ou mesmo superiores aos cursos de Residência Médica -, os cursos não têm validação ou equivalência ao Título de Residência Médica.

Por isso, os profissionais ficam impedidos de obter o registro de especialista junto aos Conselhos Regionais de Medicina e também não podem obter pontuação em concursos públicos, entretanto, não são impedidos de exercer a profissão.

Criado em 1889, por William Halsted, no Departamento de Cirurgia da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, esse sistema de capacitação profissional do médico tem sido reconhecido como a forma mais eficaz de aperfeiçoamento e especialização na área médica.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯