30 Outubro 2009 - 08:25

Prefeitura realiza segunda Etapa da Campanha Antirrábica 2009

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará em 21 de novembro, o ‘Dia D’ da Segunda Etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina 2009.

“A raiva é um mal incurável, portanto é imprescindível a realização da vacinação em gatos e cachorros. Nossa equipe estará pronta para que possamos atender a toda população”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins.

A vacinação acontece nos 186 postos distribuídos em Maceió e tem como objetivo imunizar 80% de cães e gatos. Na Zona Rural, a campanha acontecerá de 23 à 27 de novembro.

De acordo com o coordenador do CCZ, Carlos Eduardo, é importante que os proprietários levem seus animais para se vacinarem. “A raiva deve ser constantemente combatida e a antirrábica é o único meio de prevenção a este mal”, alertou.

Doença - A raiva é causada por um vírus (Rhadbovírus), que se multiplica e se propaga, via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. A forma mais comum de transmissão é através de contato com saliva de animal raivoso, seja por mordeduras ou lambeduras de mucosa e, até mesmo, por arranhaduras. Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas contaminações (quase 85% dos casos), seguido do gato.

O período de incubação da doença, no homem, varia de duas a dez semanas (em média, 45 dias). Uma vez infectado, não há tratamento específico e a letalidade é de 100%. O tratamento paliativo visa minimizar o sofrimento do paciente. Por seu caráter incurável, é imprescindível a realização da vacinação em gatos e cachorros.
 

por Roberto Lopes

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.