30 Março 2020 - 11:14

É Fake comunicado atribuído às Vigilâncias Sanitárias de Maceió

Divulgação
Aviso alertando para uma suposta ação de criminosos é falso

Uma imagem falsa circula em grupos de WhatsApp com comunicado atribuído às Vigilâncias Sanitárias de Maceió e de Alagoas. Autointitulado oficial, o conteúdo traz um texto com uma possível orientação à população a não abrir a porta de casa a supostos funcionários do órgão. Os criminosos, de acordo com o comunicado, estariam se aproveitando da pandemia para assaltar as residências.

Apesar do alerta para as pessoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que a mensagem difundida pelas redes sociais não é oficial e reforça que a Vigilância Sanitária Estadual não atua realizando quaisquer iniciativas de testes de saúde nas residências. Ao órgão compete a proteção da saúde do cidadão pelo controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços de todo o Estado.

Já o coordenador-geral da Vigilância Sanitária de Maceió, Nelson Menezes, esclarece que não é função do órgão atuar com a realização de testes junto às pessoas.

“As equipes da Vigilância Sanitária participam da força-tarefa nas fiscalizações conjuntas, entre Prefeitura e Governo do Estado, e estão nas ruas para combater o coronavírus, com o objetivo de fazer com que os decretos sejam seguidos, mas não vamos até as pessoas ou realizamos qualquer tipo de teste com a população”, explicou Menezes.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.