30 Março 2010 - 16:21

Maceió fecha temporada turística com recorde de 59 cruzeiros

José Luiz Rios
Navio Veendan de bandeira holandesa

A temporada dos cruzeiros marítimos 2009/2010 no Porto de Maceió encerrou nesta terça-feira, dia 30, com a chegada do navio Veendan, de bandeira holandesa, trazendo 1.500 passageiros e 590 tripulantes, de mais de 20 nacionalidades, entre eles o jornalista americano Williamson e sua esposa baiana Vânia Welliams. O casal escolheu viajar de cruzeiro para festejar os cinqüenta anos de casamento, e ficou encantado com a capital alagoana. “Estou maravilhada com a cor do mar de Maceió. É a primeira vez que venho aqui e escolhi o Centro para conhecer melhor a cidade”, disse Vânia.

Para a secretária municipal de Promoção do Turismo, Claudia Pessôa, a temporada de cruzeiros 2009/2010 foi extremamente positiva. – “Recebemos 59 navios, totalizando 116.094 passageiros e 34.190 tripulantes. Além de movimentar a economia da cidade com compras de artesanato, restaurantes e passeios, muitos turistas de cruzeiros disseram que vão retornar à cidade para passar a temporada de férias, porque além das nossas belezas e ótima infra-estrutura, foram bem recebidos”, disse a secretária.

A gaúcha Cássia Mendes conheceu Maceió numa viagem de cruzeiro e fez questão de declarar para a secretária Claudia Pessôa, que vai retornar com o marido para passar uma temporada – “No mês de julho, vou trocar menos dois graus de Gramado pelo inverno quente de Maceió”.

Segundo Claudia Pessôa, a cada ano, a recepção aos turistas de cruzeiros vai se aperfeiçoando. “Quando os turistas procuram os funcionários da Secretaria Municipal de Promoção de Turismo para pegar informações, sempre elogiam e demonstram interesse de retornar. Isso mostra que estamos cumprindo nossa missão de receber bem os turistas”, diz ela.

A próxima temporada 2010/2011 está prevista para começar no mês de novembro, e a perspectiva é de manter o movimento crescente de cruzeiros no Porto de Maceió. Na temporada de 2008/2009, 37 navios aportaram na capital alagoana, dando um salto para 59 cruzeiros na temporada que agora se encerra. Já o número de turistas aumentou em mais de 100%, visto que a capacidade dos navios foi bem maior.

 

por Secom Maceió

Comentários comentar agora ❯