Skip to content

Ações de marketing colocam Maceió na vitrine das principais operadoras

  • Home
  • Maceió
  • Ações de marketing colocam Maceió na vitrine das principais operadoras

Ações de marketing colocam Maceió na vitrine das principais operadoras

Uma das principais frentes de atuação do Turismo de Maceió foram as ações promocionais e projetos inovadores de marketing digital, que posicionaram o destino na vitrine das principais operadoras do país. Por meio de parcerias firmadas pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) com as entidades do trade turístico, a capital alagoana foi destaque em diversas feiras e eventos nacionais e internacionais especializados. A pasta também realizou campanhas que tiveram impacto direto nas vendas de pacotes para o destino, como a Azul da Cor do Mar de Alagoas, com a Azul Viagens, e a Alagoas com a CVC, com a maior operadora de turismo da América Latina.

Maceió se consolidou como o destino mais procurado nas operadoras. ( Foto: Jonathan Lins)
O trabalho comercial, que se estendeu às OTAs (agências online), como Decolar, Booking e Submarino Viagens, rendeu ao destino o primeiro lugar no ranking de faturamento da CVC, o mais vendido no Hiper Feirão Flytour (2018), além do crescimento anual de dois dígitos nas vendas de pacotes para Maceió na Azul Viagens. Aliado a isso, a Semtel foi pioneira em um programa de press trips com influenciadores digitais nacionais e internacionais e jornalistas especializados. Esse trabalho colocou o destino nas capas da Azul Magazine, revista de bordo distribuída em todos os voos da companhia Azul Linhas Aéreas, e da Folha de S.Paulo, o maior jornal de circulação do país.

Maceió foi destaque na revista de bordo da Azul e capa da Folha de S. Paulo. (Foto: Semtel)
Projetos inovadores de marketing foram apresentados a mercados emissores estratégicos em um extenso calendário de eventos, como Festuris Gramado, ABAV Expo, World Travel Marketing (WTM), Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), Festival das Cataratas, Aviesp, Feirão Flytour e Convenção Schultz, e obtiveram destaque significativo entre expositores e demais players do setor, bem como nas mídias especializadas.

De acordo com o gestor da Semtel, Jair Galvão, todas essas ações de marketing foram determinantes para elevar a posição de Maceió, que se tornou o mais procurado entre os destinos brasileiros. “Nos últimos oitos anos, a Prefeitura de Maceió realizou um trabalho consistente de divulgação dos nossos atrativos turísticos com foco em projetos digitais inovadores e acessíveis, que promovessem o destino tanto no mercado nacional quanto no internacional. Tour em realidade virtual, plataformas digitais, campanhas promocionais, press trips e uma série de outras ações foram determinantes para que Maceió alcançasse lugar de destaque e se mantivesse nas vitrines comerciais como um dos melhores destinos turísticos do Brasil”, avaliou o gestor.

Experimente Maceió

Lançado em 2015, o Experimente Maceió é o primeiro programa de marketing digital de Maceió e a principal ferramenta promocional do destino no meio digital, com o maior número de seguidores entre as páginas de divulgação de Alagoas. Por meio de diferentes plataformas, como o site (www.experimentemaceio.com.br), perfis nas redes sociais Instagram e Facebook, canal de vídeos no Youtube e Flickr o projeto aproxima os turistas dos atrativos da cidade e promove os diferenciais do destino em várias partes do Brasil e do mundo, com conteúdos distribuídos para hotéis, agências, operadoras e parceiros comerciais também via Whatsapp. Com um gerenciamento interno e grande alcance de público, o Experimente Maceió passou a englobar projetos inovadores, como o Maceió 360º, tour virtual e o Maceió Até Você, além das publicações diárias nas redes sociais, blog com dicas de roteiros, experiências, ações e eventos do calendário turístico e a disponibilização de serviços como tábua de marés, catálogo de praias, museus, meios de hospedagem e bares e restaurantes.

Maceió Até Você

A campanha Maceió Até Você é uma ação promocional que surgiu no início da pandemia como uma alternativa ao isolamento social e à suspensão das viagens em todo o mundo. O projeto consiste em uma plataforma multimídia que leva simulações das experiências turísticas de Maceió às pessoas em casa e aproxima a capital alagoana dos viajantes que precisaram adiar a estada ou planejam conhecer o destino em outro momento. Por meio do site www.experimentemaceio.com.br/maceioatevoce, os visitantes podem fazer passeios pelos principais pontos turísticos da cidade por meio da realidade virtual, montar roteiros, ouvir músicas de artistas locais, assistir filmes alagoanos e ler obras literárias, além de acompanhar o monitoramento da atividade turística no destino a partir do atual cenário. A plataforma foi pioneira no mercado turístico e ganhou visibilidade na mídia nacional.

Maceió 360º e tour virtual no Google

Um dos mais inovadores projetos de marketing turístico do Nordeste, o Maceió 360º ganhou destaque no mercado nacional. Composto por um vídeo em realidade virtual e uma galeria de fotos em 360º inserida no Google Street View, o material audiovisual oferece suporte à divulgação e comercialização do destino, bem como às capacitações de agentes de viagem e operadores turísticos. O conteúdo, disponível no site, Facebook e Youtube do Experimente Maceió, foi amplamente utilizado nas ações realizadas pela Semtel como uma importante ferramenta de argumentação de venda e captação de eventos para a cidade.

Press trips e Famtours

A Prefeitura de Maceió foi pioneira no estado com as press trips com influenciadores digitais nacionais e internacionais. Além de dezenas de famtours com as principais operadoras do país, tiveram destaque as press trips realizadas com influenciadores argentinos e uruguaios, em parceria com o portal de turismo argentino Intriper; com jornalistas da Folha de S. Paulo, que renderam, por duas vezes, as capas do Caderno de Turismo do jornal impresso e digital do veículo; com a Azul Magazine, revista de bordo da Azul Linhas Aéreas, que estampou Maceió em matéria especial de capa em todos os voos nacionais e internacionais da companhia, além da versão online, com dois milhões de acesso por mês; com jornalistas de diversos portais especializados durante a Convenção Schultz; e com os influenciadores digitais dos projetos Num Pulo e We Love, voltados exclusivamente para o turismo. Ao todo, as ações impactaram mais de 10 milhões de potenciais viajantes.

Chatbot/Automação Digital

Para facilitar o acesso dos turistas a informações sobre os principais atrativos da capital alagoana, a Semtel promoveu a automação digital (chatbot) das plataformas promocionais online do destino Maceió. O projeto reduz tempo e custos com atendimento, garante maior engajamento e gera dados analíticos. Para acessar o serviço, o usuário clica no ícone fixo no canto inferior direito na página inicial do site Experimente Maceió ou na página do plataforma no Facebook e recebe informações diretas por meio de uma caixa de mensagens. O projeto insere a capital alagoana na Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e no Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes e Humanas, sendo mais um diferencial competitivo frente a outros destinos.

Ações comerciais

A Semtel conduziu diversas ações com parceiros comerciais que posicionaram o destino Maceió como um dos mais procurados pelos turistas no mercado nacional. Exemplo disso foi a campanha Azul da Cor do Mar de Alagoas, ação itinerante realizada em parceria com a Azul Viagens entre 2015 e 2020, que contou com a participação de milhares de agentes de viagens em 36 lojas espalhadas pelo Brasil e foi responsável pelo aumento de dois dígitos nas vendas da operadora para a capital a cada ano. Já a campanha Alagoas Com a CVC, promoveu famtours, roadshows e mídias online e offline junto a master franqueadas e centenas de lojas em mercados estratégicos.

Campanhas promocionais

Diversas campanhas e vídeos promocionais foram promovidos pela Semtel ao longo da gestão, como o Experimente Maceió; Natal dos Folguedos; Papai Noel de Férias em Maceió; Experimente o Incrível, Experimente Maceió; Maceió 360º Uma Viagem Virtual; Maceió Sua Cidade Resort; Maceió Capital do Réveillon; Fuja Do Frio, entre outras. Além de impulsionar as vendas, as campanhas da Prefeitura de Maceió elevaram o posicionamento do destino no meio digital e facilitam o acesso dos viajantes a informações turísticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também