Skip to content

Dia da Vigilância Sanitária é comemorado com homenagem

  • Home
  • Maceió
  • Dia da Vigilância Sanitária é comemorado com homenagem

Dia da Vigilância Sanitária é comemorado com homenagem

Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Geral de Vigilância Sanitária (Covisa) realiza no próximo dia 30 e nos dias 1 e 2 de dezembro uma exposição no Maceió Shopping, em comemoração ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária (30 de novembro). Além da exposição já programada, as atividades celebrativas contarão com uma homenagem póstuma ao veterinário e sanitarista Antônio Castanha de Souza, às 11h, na sede do órgão.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, ressaltou a importância dessa homenagem. “O reconhecimento deste profissional prova a valorização que a SMS dá a todo servidor que prestou serviços ao município e a população”, falou.

Antônio Castanha nasceu em 15 de outubro de 1944 em Canhotinho – PE. Cursou faculdade de Medicina Veterinária na Universidade Rural de Pernambuco, e nesse período teve seus estudos interrompidos durante 03 anos, por ter sido cassado pelo regime militar.

No ano de 1975 tomou posse na Empresa da Assistência Técnica e Extensão Rural de Alagoas (EMATER/AL) após passar em concurso e em 1987 foi cedido como funcionário da Vigilância Sanitária. Um ano depois foi convidado para assumir a Coordenação Geral da Vigilância Sanitária Municipal, onde atual ativamente nesta área.

Em 2003, no exercer de suas atividades, teve sua vida interrompida aos 58 anos. Entre os seus méritos está a responsabilidade de organizar a 1ª Conferência Estadual da Visa, 2002 e levando o nome do município a diversos eventos de cunho nacional.

Composta por seis inspetorias – Alimentação, Exercício Profissional, Produtos Veterinários e Saneamentos, Serviços de Saúde, Medicamentos e Cosméticos e Ecologia Humana -, a Vigilância Sanitária (Visa) de Maceió atua na fiscalização dos estabelecimentos que executam ações de baixa, média e alta complexidade.

Segundo Ednaldo Balbino da Silva, coordenador geral da Vigilância Sanitária, os trabalhos desenvolvidos pelos inspetores têm o objetivo de aperfeiçoar as condições sanitárias dos estabelecimentos, a fim de que possam oferecer produtos seguros e de qualidade, gerando, consequentemente, a diminuição das taxas de mortalidade e a melhoria da saúde da população. “A vigilância municipal regula produtos e serviços, vigia estabelecimentos, educa, orienta, e adverte proprietários, e, só em ultima instância, executa punições”, salientou.

Maceió – Em Maceió, a Visa foi criada em 1993, com a aprovação da Lei Municipal nº. 4.227/93 (Código Sanitário Municipal) que dispõe sobre as atribuições do município e aprova legislação supletiva sobre promoção, proteção e recuperação da saúde, além de determinar outras providências. No início, as atribuições da Covisa caracterizavam-se pelas punições ao não cumprimento ou desrespeito às normas sanitárias Atualmente, a ênfase reside na educação sanitária a partir do interesse na promoção da saúde pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também