28 Maio 2022 - 14:04

Unidade de Saúde no Benedito Bentes entrega Caderneta da Criança para pequenos usuários do SUS

Gabriel Moreira/Secom Maceió
Caderneta da Criança acompanha desenvolvimento infantil

A nova Caderneta da Criança chegou nas unidades de saúde de Maceió e vem sendo entregue, durante todo o mês de maio, para as crianças que não receberam o documento ao nascer e que tiveram seus nomes previamente cadastrados nos equipamentos da Saúde municipal. Além disso, a caderneta também foi encaminhada às maternidades de Maceió para que os pequenos já saiam do hospital com os primeiros registros de saúde devidamente anotados no documento.

Nesta sexta-feira (27), foi a vez das crianças atendidas na Unidade de Referência em Saúde Dr. Hamilton Falcão, que fica no Benedito Bentes, receberem a caderneta.

Crislayne Larissa é mãe da pequena Lara, que é atendida na unidade. Mãe e filha compareceram, na manhã desta sexta-feira, para receber a nova Caderneta de Vacinação.

“Para nós, esse é um documento muito importante porque nele consta todo o histórico da criança e as principais informações sobre minha bebê. Para onde eu for, vou levá-lo comigo”, diz Crislayne.

Também estiveram no local para receber sua caderneta Adriana Santos e sua filha Sara. Segundo Adriana, o documento é muito importante para todas as mães porque é por meio dele que é possível saber se a criança está se desenvolvendo de forma adequada.

“Na caderneta de vacinação, encontramos todas as informações importantes sobre a criança. Nela, podemos acompanhar o desenvolvimento do bebê em muitas áreas como peso, altura e todas as vacinas que recebeu e que falta receber. Além disso, é um documento de identificação do bebê que dispensa a apresentação de qualquer outro e isso facilita muito a nossa vida enquanto mãe”, revela Adriana.

Segundo a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, a Caderneta da Criança é um documento onde ficam registrados todos os procedimentos realizados na criança, do nascimento à pré-adolescência, e, por isso, é importante que todos os usuários do SUS recebam seu exemplar.

“Por meio da Caderneta, conseguimos acompanhar de forma mais adequada o desenvolvimento da criança e o andamento de sua vacinação. Assim, podemos entender o contexto de saúde da população infantil e elaborar ações condizentes com a real situação do público”, afirma a coordenadora.

Para receber o documento, os pais ou responsáveis precisam se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência e apresentar originais e cópias da Certidão de Nascimento da criança, do seu RG e do comprovante de residência.

Nova Caderneta da Criança

Autorizada e apoiada pelo Ministério da Saúde, que repassou à SMS todo o layout e conteúdo da caderneta oficial distribuída para todo o país, a nova Caderneta da Criança foi viabilizada a partir de recursos próprios do Município, que solicitou a confecção de um total de 20 mil cadernetas – 10 mil para meninas e 10 mil para meninos.

A Caderneta da Criança é o principal instrumento dos profissionais de saúde da Atenção Primária para acompanhar o crescimento e desenvolvimento de crianças, do nascimento até os nove anos, garantindo o direito à assistência em saúde para esse público-alvo. Durante todo o mês, o documento vem sendo entregue em todas as unidades de saúde de Maceió.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯