28 Abril 2017 - 15:36

Projeto vai fortalecer ensino da história africana nas escolas

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, participou nessa quinta-feira (27), na Serra da Barriga -União dos Palmares, do lançamento do projeto piloto ” Conhecendo nossa história: da Africa ao Brasil”. O projeto é uma iniciativa da Fundação Cultural Palmares que conta com a parceria do Ministério da Educação, secretaria Estadual, e secretarias municipal de Educação e Cultura de Maceió.

O evento contou com a participação da secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), Ivana de Siqueira, e do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, além de vários representantes de entidade do movimento da cultura negra no estado.

Em sua fala durante a solenidade de lançamento do projeto, a secretária Ana Dayse, destacou que as escolas da rede têm sido dotadas de livros para trabalhar com essa abordagem, onde o fazer pedagógico conta com textos e obras voltadas para a temática África e a cultura negra. “As escolas são orientadas a adquirir essa cultura. É um trabalho que deve ser feito desde o gestor até o professor. É a formação do professor que vai fazer com que as crianças entendam a verdadeira historia da raça brasileira”, afirma Ana Dayse.

Para Ana Dayse, a história africana deve ser entendida e aprendida na base, onde o conhecimento dessa cultura deve ser mais efetivo . “Queremos que nossos alunos venha à serra, conhecer e aprender aqui”, afirmou a secretária.

Os professores da escola municipal que leva o nome do líder da resistência negra à escravidão, Zumbi dos Palmares, prestigiaram a iniciativa e a receberam de forma positiva. A diretora da escola Zumbi dos Palmares, Quitéria Cavalcante, disse que o ensino da cultura negra na rede será mais efetivo com as visitas in loco à Serra da Barriga. ” Vamos proporcionar aos nossos alunos a aprendizagem mais sólida, saindo do teórico em sala a comprovação do conhecimento no parque quilombola. O conhecimento passado dessa forma irá fortalecer principalmente nossa questão cultural e a conscientização da diversidade”, justifica.

A responsabilidade de implantação e implementação da Lei 10.639 /93, que inclui o ensino da cultura africana e afrobrasileira nas escolas tem sido considerada pela secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do ministério da Educação, Ivana de Siqueira, uma das principais metas de trabalho do órgão. “A Secadi vem trabalhando para fazer valer a lei de incluir no currículo a historia da cultura Africana e afrobrasileira, mas precisamos avançar. O professor precisar conhecer a história do Brasil para poder trabalhar da melhor forma na sala de aula, precisamos diversificar a forma do ensino, precisamos de material que o professor consiga trabalhar na sala de aula como jogos, vídeos. Esse projeto tem essa responsabilidade de levar o conhecimento da historia e cultura negra aos estudantes”, ponderou.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯