27 Novembro 2021 - 19:05

Novembro Azul: Dia D da campanha mobiliza usuários na UBS Tereza Barbosa

SMS
Sala de espera da unidade

Nesta quinta-feira (25), a unidade básica de saúde Tereza Barbosa, no Eustáquio Gomes, realizou o Dia D da campanha Novembro Azul, intensificando o cuidado integral com a saúde do homem com a ampliação do horário do atendimento médico, estendendo seu funcionamento até às 21h.

A semana de intensificação começou na segunda-feira (22), com palestras em salas de espera para orientações e compartilhamento de informações nutricionais, odontológicas e clínicas, em especial, às relacionadas ao câncer de próstata. No local, os usuários contaram também com atualização do cartão de vacina, atividade coordenada pela enfermeira Jacyara de Lima.

O objetivo da atividade foi divulgar a importância do cuidado com a saúde do homem e que essa atenção deve ser dada durante todo o ano. E os atendimentos médicos para os usuários da unidade durante a mobilização da campanha se estenderam até às 21h com a iniciativa da “clínica noturna” , facilitando o acesso do homem que trabalha aos serviços de saúde.

Na ação, foi disponibilizada uma capacidade de atendimento para 16 usuários, com quatro vagas no atendimento odontológico. A oferta foi tanto para usuários cadastrados na unidade, quanto para os de demanda espontânea.

A movimentação organizada para o Dia D registrou ainda a realização de testes rápidos para Hepatites Virais, Sífilis e HIV – com aconselhamento pós testagem da psicóloga Kliciany Freitas – e de testagem para Hanseníase e Tuberculose, coordenados pela enfermeira Luciane Simões.

Os atendimentos odontológicos da unidade ficaram por conta da odontóloga Adriana Pinho, que também entregou kits de higiene para os usuários. E coube à médica Maria Júlia atendimentos clínicos oferecidos para o público masculino que participou da ação.

A sala de espera da unidade também foi espaço para diversas palestras informativas. Entre os temas, foram debatidos: câncer de próstata e de boca – estímulo aos exames, autocuidado, prevenção e tratamento; câncer de mama masculino – probabilidades e tratamentos, de modo a prevenir; paternidade ativa – informando aos homens a necessidade e importância da figura paterna na convivência familiar e sua influência junto aos filhos.

“Historicamente, o homem apresenta resistência a procurar o sistema de saúde, o autocuidado, com exames preventivos. Quanto mais divulgarmos a importância da saúde, desde o câncer de próstata à saúde em geral desse grupo, mais teremos resultados significativos”, destaca Michelle Gama, diretora da unidade. 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯