27 Setembro 2021 - 08:56

Escola Carmelita Gama encerra Setembro Azul com atividades para a comunidade surda

Julita Bittencourt/Ascom Semed
Escola atende a 13 alunos surdos e é referência no ensino bilíngue

Educadores da Escola Municipal Maria Carmelita Cardoso Gama, localizada na Cidade Universitária, parte alta de Maceió, farão uma semana especial com atividades internas voltada para os alunos surdos da unidade de ensino, uma vez que o mês de setembro é dedicado à conscientização e à visibilidade da comunidade surda. A programação começa nesta segunda-feira (27) e vai até sexta-feira (1° de outubro). Todas as atividades serão on-line, pela plataforma Google Meet.

De acordo com a coordenadora de ensino bilíngue da escola, Meire Pereira, a iniciativa partiu dos educadores. “Pensamos em uma programação interna para os alunos surdos, que são 13 matriculados na escola. Queremos comemorar o Setembro Azul, mês dedicado à comunidade surda no país, com tem muitas datas importantes como o Dia Nacional do Surdo, no dia 26”, disse Meire.

Ela conta que alunos ouvintes e familiares de todos os estudantes poderão participar de uma palestra on-line já na terça-feira (28).

“Vai ser uma live aberta para a comunidade escolar, a partir das 15h. Serão dois convidados surdos, estudantes renomados, que vão palestrar sobre o histórico de vida, escolarização, entre outras coisas”, informou Meire.

A técnica em Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Daniella Lins, destaca a importância dessas atividades. “Incentivamos iniciativas como essa para expandir e conscientizar cada vez mais a utilização da Libras em todos os ambientes da escola e comunidade escolar. É um mês que representa vitórias”, salientou.

Confira a programação:

Segunda-feira (27) – atividades de literatura com as crianças surdas
Terça-feira (28) pela manhã – gincana on-line com as crianças surdas e solicitação aos estudantes ouvintes que produzam vídeo de uma música ensinada no Horinha da Libras ou frases em homenagem
Terça-feira (28)15h – Live: Representatividade da pessoa surda aberta à toda a comunidade escolar
Quarta-feira (29) – aula de arte visual com as crianças surdas
Quinta-feira (30 – literatura surda com as crianças surdas e edição de todos os vídeos compartilhados pelas crianças
Sexta-feira (1°) – culminância, publicação e socialização dos vídeos produzidos durante a semana com a participação de todas as crianças.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯