27 Setembro 2009 - 18:23

Projeto Maceió Mais Segura realiza consulta pública

A primeira consulta pública preparatória ao Plano Integrado de Promoção ao Direito Humano à Segurança – Maceió Mais Segura – contou com a presença maciça de representantes de movimentos ligados à cultura popular da cidade, além de artistas que desenvolvem atividades com crianças, adolescentes e jovens em situação de risco.

O encontro aconteceu no sábado à tarde, no auditório da Prefeitura de Maceió, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, numa parceria com a Fundação Cultural Cidade Maceió.

Durante a consulta, o secretário de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, fez questão de ressaltar a importância das ações já desenvolvidas pelos grupos culturais nas comunidades da periferia de Maceió.

“Vocês, mais do que ninguém, conhecem as necessidades e os problemas das comunidades onde atuam. Vocês são elementos fundamentais para articulação, execução e monitoramento das políticas de prevenção à violência que pretendemos traçar a partir de um diagnóstico amplo”, afirmou Montenegro, após os relatos dos representantes de movimentos de vários bairros da cidade.

Ao final da consulta os participantes sugeriram uma data para um novo encontro (10 de outubro), na sede da Semdisc, para sistematização da discussão iniciada com a consulta pública. “Por mais empenhados que estejamos na construção do plano de promoção ao direito humano à segurança, sem a adesão da sociedade civil não há como fazê-lo sair do papel. Portanto, estamos satisfeitos com a receptividade dos movimentos e confiantes na adesão dos demais segmentos”, afirmou Montenegro.

Entre os grupos participantes, representantes do Quintal Cultural (Bom Parto), Núcleo Cultural da Zona Sul (Vergel), Folguedos Axé Zumbi, Coletivo Afro Caeté, ONG Mulungu, Banda Resistência, Vibrações, Guerreiros Quilombolas, Orquestra dos Tambores, Baque Alagoano Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano (Quilombo/Jacintinho), Movimento Sou Artista, Luto, da Associação Alagoana de Karatê de Combate, Amajar (Jaraguá), Associação Jardim Alagoas, Fucal, Posse Atitude Periférica (DJ Paulo/hip-hop), Cia Hip-Hop, Associação Leão Branco, Cepec/Benedito Bentes, a Tia do Ragae/Feitosa, o artista plástico Achiles Escobar e o cordelista Jorge Calheiros.

O evento contou ainda com as presenças do secretário adjunto da Semdisc, Claúdio Beirão; da secretária adjunta de Cultura, Vaneska Pimentel; da secretária adjunta de Ação Social, Regina Lopes; da representante do Comitê/Pronasci, Queila Oliveira; e do representante do Núcleo de Prevenção da Violência(SMS), José Benedito dos Santos.

Próximas consultas

A próxima consulta pública, direcionada aos empresários do segmento turístico, acontece na terça-feira (29), às 17 horas, no Hotel Ponta Verde, numa parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. Dia 1? de outubro, às 18 horas, na sede da Semdisc, a consulta prossegue com integrantes do movimento LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros), fechando a primeira rodada dessa série de eventos, promovidos pelo Grupo Interinstitucional de Trabalho, especialmente criado pela Prefeitura de Maceió para elaboração do Maceió Mais Segura.

por Secom Maceió

Comentários comentar agora ❯