Skip to content

Maceió é destaque nacional em moradia para população de rua

  • Home
  • Maceió
  • Maceió é destaque nacional em moradia para população de rua

Maceió é destaque nacional em moradia para população de rua

O município de Maceió foi reconhecido pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (Ciamp Rua) como a cidade brasileira que mais incluiu famílias com esta condição no Programa Minha Casa Minha Vida.

A informação é do coordenador do Movimento de População de Rua, Rafael Machado, que participou na última quarta-feira (25), do lançamento do Guia de Serviços para a Cidadania da População em Situação de Rua. Rafael informou que o dado foi apresentado em Brasília, no início deste mês, no Encontro Nacional sobre os Direitos Socioassistenciais da População em Situação de Rua.

Maceió alcançou o destaque por meio de uma política de habitação que tem como prioridade garantir uma moradia digna e permanente para quem vive na rua, em condição de vulnerabilidade. Pelos dados da secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), somente no biênio 2015-2017, 117 famílias foram transferidas para uma unidade habitacional do Minha Casa Minha Vida.

Os moradores de rua foram direcionados para residenciais como o Caetés, Rio Novo, Morada do Planalto, Maceió I e Jorge Quintella, todos construídos e entregues na atual gestão do prefeito Rui Palmeira. “O reconhecimento é para a Prefeitura de Maceió e toda a equipe de habitação que desempenham um trabalho sério e empenhado em reduzir o déficit habitacional em Maceió”, comemorou o secretário Mac Lira, que conduz as ações de habitação à frente da Sedet.

Permanentemente, a Prefeitura de Maceió monitora os moradores de rua, por meio de ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o consultório na rua e o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD), da Secretaria Municipal de Assistência Social por meio Albergue e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

Para Rafael Machado, o município de Maceió está respondendo a uma reivindicação do movimento. “Nós já havíamos levantado essa bandeira por entender que moradia está em primeiro lugar e muda a vida significativamente”, afirmou o coordenador nacional do Movimento de População de Rua.

Habitação

De 2013, até o final do ano passado, Maceió já construiu e entregou 10.032 novas unidades habitacionais. Atualmente, existem dois novos empreendimentos em construção e já foram autorizados outros 16 residenciais para a capital, totalizando 8.460 imóveis para beneficiar a população com renda entre R$ 0 e R$ 1.800.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também