28 Junho 2022 - 05:00

Simpósio Brasil-Alemanha debate o bem-estar da humanidade e do planeta

Divulgação
Evento começa nesta quarta-feira (29) na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió

Quais são as implicações positivas e negativas da inteligência artificial e do comportamento das máquinas no desenvolvimento sustentável do planeta? De que forma o comportamento humano global impacta o mundo e é impactado pelas máquinas? Como pequenas moléculas afetam nossa percepção, autoconsciência e processamento de estímulos?

Encontrar respostas para questões como essas, discutindo novas fronteiras de investigação, é uma das metas do 12º Simpósio Brasil-Alemanha Fronteiras da Ciência e Tecnologia (BRAGFOST), que acontecerá em Maceió, Alagoas, de 29 de junho a 2 de julho. A iniciativa reunirá 60 jovens cientistas brasileiros e alemães, 30 de cada nacionalidade, todos com até 15 anos de doutorado e com potencial para promover avanços na ciência e tecnologia em suas áreas de atuação.

“O bem-estar não é apenas a ausência de doença, miséria e ineficiências, mas também é a presença de saúde, crescimento, forças, valores, aspectos positivos, prevenção e promoção da consciência de sustentabilidade, justiça, responsabilidade, transparência e ética”, explica o professor Ig Ibert Bittencourt, diretor do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees), que é vinculado ao Instituto de Computação (IC) da Ufal.

Segundo ele, durante o evento, os pesquisadores se dividirão em quatro sessões temáticas destinadas a discutir temas sobre as implicações da inteligência artificial e do comportamento das máquinas para os seres humanos, a democracia, a ciência e a sociedade; os impactos do comportamento humano global e das grandes bases de dados (big data) nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); a influência das pequenas moléculas na nossa percepção, autoconsciência mental e processamento de estímulos neuronais; além da possibilidade de empregar bioativos e recursos de ambientes naturais remotos e ameaçados na farmacologia, agricultura, biorremediação, aquicultura, cosméticos e outros campos.

Bittencourt coordena o Simpósio em parceria com o professor Stefan Schiller, do Instituto de Estudos Avançados de Freiburg Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, da Alemanha. O evento é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Alexander von Humboldt, sendo realizado de forma alternada na Alemanha e no Brasil.

A expectativa dos organizadores é que o evento fortaleça a rede colaborativa entre os jovens cientistas brasileiros e alemães em diversas áreas do conhecimento, fomentando a troca de experiências e estimulando a criação de oportunidades para futuras colaborações binacionais.

Confira mais informações no site do evento: https://bragfost.my.canva.site/

por Nees

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.