27 Abril 2020 - 16:47

Maceió registra 15 ocorrências por causa da chuva; alerta continua

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) divulgou um balanço no final da tarde deste domingo (26) com o resumo das ocorrências atendidas durante o final de semana por causa das chuvas. Foram 15 no total. A maioria, deslizamentos de barreira registrados em nove bairros da capital.

O maior volume de chuva registrado pelos pluviômetros espalhados pela cidade foi na região do Benedito Bentes, com acumulado nas últimas 24 horas de 79,6mm. O menor foi no Pontal da Barra, com acumulado de 49,7mm.

O alerta meteorológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) continua. Segundo a previsão, ainda deve chover na noite deste domingo (26) e na segunda-feira (27). A intensidade é de moderada a forte.

Ocorrências

A Defesa Civil recebeu nove chamados no domingo de deslizamento de barreira. As ocorrências foram registradas nos bairros Cruz das Almas, Barro Duro, Benedito Bentes, Serraria, São Jorge e Bebedouro. Em Bebedouro, o Riacho do Silva transbordou.

No Pinheiro, parte do teto de uma casa desabou. O imóvel fica na área de realocação do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias. O imóvel já estava desocupado por apresentar muitas rachaduras em decorrência da instabilidade de solo que afeta a região. O teto de um dos cômodos desabou devido as fortes chuvas. Uma equipe do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec) esteve no local.


A Defesa Civil informou que o proprietário do imóvel já está sendo atendido pela Braskem através do Termo de Acordo Para Apoio na Desocupação das Áreas de Risco, celebrado entre MPF, MPE, DPU, DPE e a empresa. A ocorrência será encaminhada à mineradora para que possa acompanhar o problema e assistência a família.

A casa fica na rua Rua José Luiz Soares Neto onde ainda existem imóveis ocupados. Eles devem passar pela análise da Junta Técnica (criada por meio do Termo de Acordo) que definirá a classificação de risco e se há necessidade de realocação. Os casos de realocação serão inseridos no Programa de Apoio à Realocação e Compensação Financeira da Braskem.
Vistorias e monitoramento

Equipes operacionais e de monitoramento fizeram vistorias preventivas em Bebedouro, Chã da Jaqueira, Flexal de Cima, Chã de Bebedouro, Tabuleiro do Martins, Santo Amaro e na região afetada pela instabilidade de solo em decorrência da atividade de mineração, segundo relatório da CPRM.

O órgão municipal destaca que mantém o monitoramento da área afetada e continua com a recomendação de realocação prevista no Mapa de Setorização de Danos, uma vez que, até o momento, não há solução para o problema.

“Estamos com todas as equipes trabalhando em nível operacional de alerta para atender possíveis chamados da população. É importante lembrar que estamos no período chuvoso e estas chuvas que caem na capital são previstas nesta época do ano. Então a orientação para as pessoas que moram em áreas de risco é que fiquem atentas e procurem abrigo caso não se sintam seguras durante a chuva e acionem a Defesa Civil”, destacou o coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos.

O acionamento da Defesa Civil no final de semana deve ser feito pelo Corpo de Bombeiros, no número 193. Durante a semana, as pessoas podem ligar para o número 199 ou 0800 030 6205.

por Portal G1

Comentários comentar agora ❯