27 Abril 2010 - 15:57

Salão de Turismo: Renda de filé vai representar artesanato local

O Ministério do Turismo (MTur) deu início à mobilização para o 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. O maior evento de turismo do País será realizado de 26 a 30 de maio no Parque Anhembi em São Paulo (SP). Para essa edição, o filé do Pontal da Barra vai representar o artesanato alagoano no evento, além de ser uma oportunidade de promoção e negócios. No ano passado, foram comercializados mais de R$ 25 mil, e o filé liderou as vendas no Salão.

A assessora de Projetos Especiais da Semptur, Cláudia Paiva, salientou que a participação das artesãs no Salão de Turismo é fruto da parceria entre a Semptur, o Sebrae e a Braskem. “As artesãs da associação vão expor no espaço Vitrine Brasil, que reúne 27 estandes representando os estados brasileiros, por meio do produto associado ao turismo – artesanato. Em todos os eventos do turismo onde tem espaço para o artesanato, o filé do Pontal da Barra é destaque e representa a riqueza cultural artesanal não só de Maceió, mas de Alagoas também”, salientou Paiva.

Este ano, o Salão de Turismo traz novidades. Na região Nordeste, o tema serão as festas juninas. Segundo o coordenador-geral da região, Renato Lobo, o estande de Alagoas estará inserido num grande arraial. “O São João do Nordeste é um evento que encanta os turistas, principalmente os paulistas. Além do tema das festas juninas, vamos apresentar a região dos quilombolas, civilização do açúcar e roteiros para melhor idade. Atualmente o Estado é o terceiro destino mais vendido do Nordeste”, contou Renato Lôbo.

O Salão, promovido pelo Ministério do Turismo, é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de roteiros desenvolvidos segundo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo. Em Alagoas, participam do evento as secretarias Municipal de Promoção de Turismo (Semptur), do Estado (Setur), Sebrae, Associação Brasileira da Industria dos Hotéis. Já a participação da Associação das Artesãs do Pontal da Barra Vitrine Brasil conta também com o apoio da Semptur, Sebrae e Braskem.

por Secom Maceió

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.